Seja muito bem-vindo à nova contabilidade! Com ela, os processos passam a ser otimizados e melhorados a partir da tecnologia e de uma visão de negócio completamente inovadora. Siga a leitura do artigo e entenda!

.

Você provavelmente já ouviu falar em globalização. O processo de integração mundial foi fortemente impactado pelos avanços tecnológicos e, ao mesmo tempo, potencializou essas evoluções. No entanto, a conexão — ainda que virtual — entre todos os habitantes deste planeta não foi a única transformação motivada pela tecnologia. 

Os desenvolvimentos tecnológicos atingiram fortemente as mais diversas profissões ao redor do mundo inteiro. De norte a sul, leste a oeste, bilhões de pessoas aprimoraram suas tarefas diárias com o uso de softwares, automações e, inclusive, da própria internet. 

Jornalistas podem informar — e serem informados — a milhares de quilômetros de distância do fato em questão, em tempo real. Empregadores de transportadoras podem visualizar a localização das suas frotas em uma única tela, além de acompanhar as velocidades atuais de todos os veículos. Professores podem ensinar estudantes das mais diversas  localidades — desde que possuam uma boa rede de conexão com a internet. E contadores passaram a ter o apoio de inteligência artificial, por exemplo, para aprimorarem as atividades exercidas. 

A nova contabilidade chegou, e os profissionais que desejam continuar oferecendo as mais completas soluções para os seus clientes precisam ter a tecnologia como uma grande aliada. Siga a leitura deste artigo e entenda como adaptar a sua atuação às exigências do mercado.

Entendendo a evolução da contabilidade:

Para chegarmos aos benefícios da nova contabilidade, marcada pela inovação e pelo forte papel estratégico desempenhado, muitos processos tiveram de ser aprimorados. Entender todas as atividades que já foram exercidas nos faz perceber os motivos que nos levaram até as tecnologias com as quais contamos hoje. 

Inicialmente, os profissionais da área sofriam com o trabalho manual. Burocracias e centenas de papéis repletos de números faziam com que a atividade estivesse constantemente sujeita a erros — que eram acidentais, é claro. Além disso, todas as tarefas que precisavam ser executadas levavam um tempo gigantesco. 

Resumindo: era complexo e extremamente cansativo fazer contabilidade. 

O primeiro raio de luz — ou de tecnologia, no caso — surgiu quando os computadores e softwares passaram a fazer parte da rotina de trabalho. De forma ainda muito inicial, as informações começaram a estar cada vez mais documentadas, padronizadas e integradas. Esse movimento facilitou a localização dos dados e contribuiu para a diminuição do uso de papel. 

No entanto, muita coisa ainda precisava acontecer para deixar esse processo ágil e certeiro.

Após essa movimentação, a Receita Federal passou a receber informações fiscais de forma digital e em tempo real. Hoje em dia, encaminhar uma nota fiscal de forma on-line é bastante rotineiro, não é mesmo? No entanto, houve uma época em que esse ato foi inovador. Além de ter sido um marco facilitador, também tornou o processo mais transparente.

Os sistemas de gestão integrados (ou ERP’s, como costuma-se chamar no dia a dia) facilitaram os processos de balanço, relatórios e registros contábeis, permitindo o acesso às mais diversas informações de qualquer lugar do mundo e em qualquer horário: basta estar conectado a uma rede de internet. 

.

banner azul com indicativo para inscrição na newsletter do tax group

.

Essa importante transição fez com que a contabilidade passasse por uma significativa mudança de papel dentro das organizações. Com menos tempo dedicado ao preenchimento manual de livros contábeis, esses profissionais iniciavam o caminho em direção à nova contabilidade e assumiam uma função estratégica importantíssima para o crescimento das empresas que representavam. 

No entanto, as mudanças seguintes foram cruciais: Inteligência Artificial e Big Data passaram a fazer parte da rotina dos contadores. Mais do que serviços contábeis: passou a se oferecer soluções personalizadas com foco na experiência única do empresário. 

Hoje, vivemos uma era em que unimos o melhor de tudo que já existiu. Dessa forma, é possível oferecer o objetivo vanguardista com as ferramentas e estratégias inovadoras. 

Vamos entender um pouco melhor?

Mas afinal, o que é a nova contabilidade?

Ainda que, no fim, todas as fases contábeis estejam interligadas de alguma forma, entender a sua evolução e adaptar os seus processos a ela é fundamental. A nova contabilidade — ou contabilidade 5.0 — está diretamente ligada às inovações tecnológicas provenientes da globalização, as quais abordamos no início do artigo. 

Recentemente, o mercado passou a enxergar o setor tributário como uma oportunidade de potencializar resultados e tornar-se ainda mais competitivo. Portanto, adequar-se a essa nova realidade é fundamental para continuar oferecendo as mais completas e adequadas soluções. Clique aqui e leia o conteúdo que produzimos sobre contabilidade tributária. Assim, você consegue visualizar com ainda mais detalhes o que queremos dizer. 

A partir dessa evolução contábil, o profissional da área passa a ter um novo papel agregado: o de enxergar a empresa em um contexto ainda maior, com uma visão estratégica, inovadora e essencial para as tomadas de decisões organizacionais. 

Nesse novo “momento contábil”, os segmentos financeiros e contábeis andam lado a lado — proporcionando segurança, apoio na gestão e uma visão integrada do todo que permite tomadas de decisões ainda mais assertivas. 

E por falar em assertividade, não podemos esquecer que a tecnologia fez com que as empresas permanecessem em compliance e não sofressem com as 53 alterações diárias nas normas tributárias do país. Essa informação é de um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Diversos erros e, como consequência, muitas multas são evitadas diariamente. 

Você também pode exercer a nova contabilidade!

Nós entendemos que acompanhar todas essas inovações tecnológicas pode ser bastante complexo. Afinal, tudo muda diariamente nesse cenário tecnológico e globalizado, não é mesmo?

Mas fique tranquilo!

Nós podemos ajudar você a se adequar à nova contabilidade. Afinal, somos especialistas no assunto. Viemos para facilitar a sua vida, e não para atrapalhar você, ou substituir a sua atividade.

Ao tornar-se um sócio, você passa a oferecer para a sua carteira de clientes serviços ainda mais qualificados e personalizados nas áreas contábil, fiscal e tributária. Tudo isso com a autoridade, a experiência e a tecnologia que só o Tax Group possui e oferece.

.

Agregue mais de 20 serviços ao seu portfólio e adeque sua atuação à nova contabilidade. Clique aqui, entre em contato com um de nossos especialistas e torne-se um contador 5.0!