A Tributação Federal é tão complexa quanto fascinante. E é justamente por isso que sabemos a importância do empoderamento tributário para a vida das empresas brasileiras. Hoje, vamos explicar melhor esse conceito tão necessário para o dia a dia dos contribuintes.

.

Não é novidade para ninguém que o sistema tributário brasileiro é extenso e complexo. Aqui mesmo, no Tax Group, já abordamos o tema diversas vezes.

Porém, mais do que apenas uma dificuldade na vida dos brasileiros, essa complexidade representa também uma ótima oportunidade para os contribuintes do país. 

Você já ouviu falar que “Quem tudo quer, tudo perde”? A tributação federal segue o mesmo caminho do conhecido ditado popular. Isso porque, ao criar especificidades para os tributos, a Receita Federal acaba por criar também oportunidades aos mais atentos.

Um exemplo disso é o conceito de receita bruta, definido no julgamento do RE 574.706, em que foi afastado a incidência de impostos como o ICMS na receita da própria empresa — dessa forma, aliviou-se a carga tributária do PIS/Cofins.

Então, por esse motivo, quero levantar um debate com você sobre a importância de ter um grande conhecimento sobre o cenário da tributação federal e como, de fato, se empoderar e apropriar do assunto é um caminho seguro e viável para todos.

O empoderamento na tributação federal

Em primeiro lugar, gostaria de aprofundar o conceito de empoderamento.

Segundo o dicionário Aurélio, empoderamento é a “Ação de se tornar poderoso, de passar a possuir poder, autoridade, domínio sobre”. Podemos interpretar essa definição, aplicando-a já ao meio tributário, focando principalmente no último trecho do verbete — domínio sobre. Ou seja, o empoderamento tributário fala, principalmente, de quem possui tanto conhecimento — e, portanto, domina o assunto — que é capaz de encontrar as melhores maneiras de aproveitar o Código Tributário Nacional.

Entretanto, não é apenas de conhecimento que vive o empoderamento na tributação federal. Voltando novamente ao verbete do Aurélio, temos o trecho que fala de “passar a possuir poder”. O poder, nesse caso, trata-se de ferramentas e meios para aproveitar as oportunidades identificadas.

A partir da definição do que, de fato, é o empoderamento tributário, é mais fácil entender a sua importância para o dia a dia das empresas.

Entretanto, não é somente para identificar novas oportunidades que é necessário ter um amplo conhecimento sobre o tema. Muito além disso, manter as operações de uma empresa em dia da forma correta — sem erros — também exige um alto grau de domínio tributário, além das melhores ferramentas.

E como uma empresa pode se empoderar?

Dar a resposta para essa pergunta é, definitivamente, mais simples do que, de fato, botá-la em prática. Isso porque o método mais eficaz para tomar a dianteira em relação à Receita Federal no que se refere à tributação federal é a especialização.

Os benefícios de se contar com um profundo conhecedor fiscal são muitos. Desde a competitividade aumentada ao, por exemplo, reduzir a carga de ICMS em operações interestaduais, até, por outro lado, ter o controle total de tudo o que incide nas mais diferentes alíquotas a que a empresa está sujeita.

Para se ter um profissional desse nível na sua empresa, o investimento costuma ser alto, apesar de trazer um excelente retorno. Isso porque os empresários costumam enxergar apenas duas possibilidades para isso:

  • Capacitar um profissional do quadro: um dos caminhos buscados na tentativa de alcançar o empoderamento diante dos tributos federais é investir na capacitação de um funcionário atual — e essa capacitação vai desde cursos e workshops até pós-graduações completas.
  • Contratar um profissional/escritório externo: a outra via encontrada pelos empresários é contar com os serviços de profissionais e/ou escritórios reconhecidos pela sua expertise no tema. Porém, isso costuma ter um custo bastante elevado devido à escassez destes profissionais no mercado.

Entretanto, uma terceira via se apresenta: os serviços tecnológicos disponíveis no mercado tributário. Com um cenário cada vez mais em evidência, soluções tecnológicas surgem para aliar o melhor do conhecimento humano com toda a velocidade e agilidade dos processadores.

Nesse caso, o custo-benefício do investimento passa a ser muito maior do que nas opções anteriores. Isso porque a utilização da tecnologia, aliada à expertise contábil e tributária dos profissionais, forma uma combinação que extrapola as limitações existentes até então, fazendo cálculos de maneira praticamente instantânea — que são analisados com muito mais calma pelo profissional responsável.

A tecnologia do Tax Group

Com o propósito de cuidar, empoderar e surpreender empresas, o Tax Group foi criado em busca da inovação. E foi olhando justamente para a tributação federal que começamos a desenvolver nossas soluções.

Com um banco de dados composto por mais de 5,5 milhões de regras fiscais e 35 milhões de produtos, o Tax Group fornece a estrutura perfeita para que os profissionais contábeis e tributários possam desenvolver seu trabalho da melhor forma possível nas empresas.

É por isso que, se você quiser se tornar uma empresa empoderada em relação à tributação federal, pode contar com o auxílio de mais de 70 escritórios espalhados por mais de 20 estados do Brasil. Encontre o mais próximo de você e dê o passo que falta.

E, caso você tenha se interessado por conhecer melhor as soluções do Tax Group e queira ajudar a empoderar as empresas do Brasil, entre em contato conosco e agende uma conversa sobre como podemos incrementar o seu escritório.