Um importante posicionamento do Congresso Nacional acerca de benefícios tributários foi divulgado nesta semana. Na última terça-feira (10), foi promulgada a emenda constitucional que retoma facilidades que foram concedidas às empresas de tecnologia de informação e comunicação e às de semicondutores. 

A iniciativa é proveniente da “PEC Emergencial”, a qual foi estabelecida pelo Congresso no último ano para viabilizar o Auxílio Emergencial. Na época, a emenda reduziu de forma gradual certos incentivos e benefícios tributários de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para 2% em até oito anos. Porém, determinados setores não seriam atingidos — como as zonas francas e as instituições de filantropia. 

Tecnologia da informação e comunicação e semicondutores foram setores que ficaram de fora das exceções previstas e tiveram seus incentivos reduzidos. No entanto, para aprovar a PEC Emergencial, o governo prometeu suporte em uma proposta de inclusão dos segmentos na lista. Nesta terça-feira, a medida publicada retoma esses benefícios tributários. 

De acordo com Lucas Witzgall, especialista tributário do Tax Group, caso a exceção não fosse mantida para esses setores, poderia haver tão logo a baixa de muitas empresas nos primeiros anos, ou a recorrência pela única opção de mudar-se para Manaus. Importante lembrar que a Zona Franca é uma das exceções da regra da PEC.

Benefícios tributários: o que são?

Os chamados incentivos fiscais surgem como uma solução para enfrentar o complexo cenário tributário brasileiro. Sejam de esfera federal, estadual ou municipal, existem diversas possibilidades a serem aproveitadas pelas empresas brasileiras.

Nós podemos ajudar você a aproveitar todos os incentivos fiscais disponíveis para o seu negócio. 

Com o Ranking de Oportunidades Tributárias — também conhecido como ROT — analisamos todas as alternativas existentes para que haja uma redução da carga tributária da sua empresa. Nosso mapeamento é realizado em níveis estaduais e federais. Tudo dentro dos limites permitidos.

.

Quer entender mais sobre como o ROT pode ajudar a sua empresa a reduzir a carga tributária e potencializar seus lucros? Clique aqui e entre em contato conosco!