O Retorno sobre Investimento – ROI, é um dos indicadores mais importantes em uma empresa. Ele permite compreender quanto a empresa teve de retorno a partir das quantias investidas. Esse cálculo é útil não apenas no início da operação, mas ajuda os empresários e empreendedores ao longo de toda a jornada, auxiliando a compreender como o dinheiro está sendo empregado e quais as melhores decisões a serem tomadas.

Além disso, o ROI pode ser aplicado em diferentes setores da empresa. Ele é comumente utilizado pelo marketing e pela publicidade, mas pode ser útil para calcular o retorno obtido pela participação com um stand em uma feira de negócios, por exemplo.

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Como calcular o ROI

O cálculo do ROI não é complexo. Uma das fórmulas mais comuns de fazer a conta funciona da seguinte maneira:

ROI = (RECEITA TOTAL OBTIDA – INVESTIMENTO INICIAL) / INVESTIMENTO INICIAL

A grande questão é reunir de forma precisa todos os valores a serem incluídos no cálculo. É preciso ter organização para não esquecer nenhum número ou deixar de contabilizar alguma conta. Isso é importante, pois irá interferir no resultado final.

Com o resultado desta conta, você terá um número. Esse número é o ROI da empresa, que mostra quantas vezes o retorno superou (ou não) o investimento inicial. Se você multiplicar por 100, terá o ROI em forma de porcentagem.

Importância do ROI

Com o ROI é possível ter mais clareza sobre os resultados obtidos em determinadas ações. Você consegue identificar também quais são os investimentos mais rentáveis, o que auxilia muito na tomada de decisões mais assertivas, eliminando aquelas ações cujos resultados não são tão vantajosos. Essa análise permite aumentar os rendimentos e pensar em ações que podem trazer mais retornos para a empresa no longo prazo.

Outra vantagem do ROI é que você pode estabelecer parâmetros mínimos para sua organização, que poderão auxiliar comparativamente em investimentos ou em campanhas semelhantes futuras, considerando, claro, as particularidades de cada ação.

Trata-se de um parâmetro que pode ser incluído nos processos das diferentes equipes da empresa. Isso estimula também que o time esteja sempre afiado com os dados de suas campanhas, acompanhando seus resultados para fornecer os indicadores. Isso estimula um pensamento objetivo, focado em números e retornos. Não acompanhar essa métrica significa fazer investimentos às cegas, sem a real comprovação de sua eficiência.