Neste ano, o Dia Livre de Impostos, também conhecido como DLI, está em sua 16ª edição. A data tem por objetivo manifestar insatisfação com a tributação abusiva e burocracias excessivas que freiam o crescimento econômico do país. 

.

Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) concluiu que, em 2020, o contribuinte brasileiro precisou trabalhar de 1º de janeiro a 30 de maio para pagar o valor total necessário de impostos municipais, estaduais e federais. Ao todo, são 151 dias de trabalho dedicados para esse fim.

Não é segredo que o Sistema Tributário Brasileiro é bastante complexo. Ainda de acordo com o IBPT, além de ser o 14º país com maiores cargas tributárias do mundo, o Brasil faz parte do grupo daqueles que mais arrecadam impostos e dão piores retornos em serviços públicos para a sua população. 

Para trazer uma reflexão aos contribuintes sobre os altos valores pagos em impostos e chamar a atenção dos governantes acerca do assunto, o Sistema da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) criou, então, o chamado Dia Livre de Impostos. 

O objetivo da data, de acordo com a descrição do evento anual, é manifestar insatisfação com a tributação abusiva, falta de retorno adequado dos impostos e burocracias excessivas que limitam o poder de consumo da população e freiam o crescimento econômico do país.

.

.

Edição de 2022 do Dia Livre de Impostos

Neste ano, o Dia Livre de Impostos acontece hoje, dia 02 de junho. Na ocasião, que celebra a 16ª edição do evento, os comerciantes que estiverem participando do evento comercializarão seus produtos com descontos que podem chegar a até 70%. 

Preste atenção nos preços dos produtos neste dia. Assim, você vai entender — na prática — o chamado absurdo tributário do país. 

Aproveite para clicar aqui e entender melhor o sistema fiscal brasileiro sem disfarces. 

.

A área fiscal do seu negócio não precisa ser um problema

Você conhece o Tax Group? Somos uma das firmas líderes do mercado tributário no Brasil. Realizamos nossos trabalhos nas áreas fiscal, contábil e tributária com o uso de Inteligência Artificial. 

Um de nossos principais objetivos é ajudar empresas a seguirem firmes e em pleno desenvolvimento, ainda que diante dos problemas fiscais do país. Por meio do nosso Tratamento de Cadastro Fiscal — também conhecido por TCF — é possível garantir o cumprimento das Regras Tributárias aplicáveis a cada operação e a cada produto.

Quer saber mais sobre o serviço de TCF? Clique aqui e entre em contato conosco.