O conflito entre Rússia e Ucrânia já está trazendo grandes impactos à economia mundial — e o Brasil encontra-se entre os países afetados. As principais consequências dos ataques estão diretamente relacionadas ao agronegócio e à importação de fertilizantes. 

Os agricultores brasileiros já estavam enfrentando sérios problemas para preparar o solo, devido ao aumento do preço dos insumos, o qual foi impulsionado pela alta do dólar. Neste momento, a preocupação passou a ser ainda mais séria: a possibilidade dos produtos não estarem presentes nas próximas safras. 

Entendendo a participação russa na importação de insumos agrícolas do Brasil: 

Segundo dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil utilizou 41,6 milhões de toneladas de fertilizantes durante o ano de 2021. Do total, 85% dos insumos foram importados. 

A Rússia é a maior fornecedora de matéria-prima para o agronegócio brasileiro — representando um total de 23% dos adubos e fertilizantes recebidos. O país europeu é considerado um dos principais produtores do mundo de nitrogênio, fósforo e potássio — importantes nutrientes para a agricultura. 

A queda da quantia de insumos importados da Rússia — ocasionada pelas mais diversas sanções aplicadas por diversos países — pode trazer graves consequências ao agronegócio brasileiro. Para especialistas em comércio exterior, existe uma chance de haver desabastecimento ainda no segundo semestre deste ano.

Trabalhadores rurais afirmam que podem utilizar os produtos em menor proporção — afetando a qualidade e a quantidade da produção. A partir da queda da produção dos alimentos, os preços cobrados nas prateleiras podem subir e afetar fortemente a economia. 

Na tentativa de solucionar a preocupante situação, o governo brasileiro está debatendo a possibilidade de concentrar a importação de insumos no Canadá — o maior produtor de potássio do mundo. O Brasil já traz itens da região, e, de acordo com o Ministério da Agricultura, pretende solicitar o aumento da demanda.

Plano Nacional dos Fertilizantes: uma tentativa à longo prazo

As diversas consequências do conflito entre Rússia e Ucrânia escancaram uma realidade para o agronegócio brasileiro: ele está fortemente ligado a suportes externos. Essa dependência torna-se bastante perigosa em realidades como a vivenciada neste momento geopolítico. 

Para driblar a situação, o Ministério da Agricultura pretende anunciar — ainda no mês de março — a criação de um plano que terá por objetivo tornar o Brasil mais autônomo em relação aos insumos agrícolas. O assunto está no radar do governo desde o último ano. 

De acordo com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o projeto terá resultados à longo prazo — aproximadamente 30 anos. A ideia do governo federal é reduzir a necessidade de importação para 50%.

Para ficar por dentro das atualizações acerca deste posicionamento e dos seus impactos para o agronegócio brasileiro, acompanhe os nossos conteúdos clicando aqui

.

Uma empresa de sucesso está preparada para enfrentar as situações presentes, e também encontra-se sempre atenta ao seu futuro. Uma possível produção nacional de insumos modifica a tributação dos itens, tendo em vista o envolvimento de ICMS nas operações. Tenha o Tax Group como aliado e esteja sempre em conformidade com as normas fiscais! Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.