Os benefícios fiscais concedidos ao setor de bens de informática foram considerados constitucionais. A decisão foi tomada pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) durante o julgamento virtual da ADI 2399 realizado na última sexta-feira (11/02). Os incentivos foram considerados legítimos em um placar de sete a quatro. 

No processo em questão, o governo do estado do Amazonas ressalta que os incentivos referentes aos bens de informática deveriam ser regionais, e não setoriais. Conforme a justificativa da ação, as vantagens competitivas das empresas localizadas na Zona Franca de Manaus foram diminuindo significativamente com a concessão a outras localidades. 

Segundo o posicionamento dos magistrados, as vantagens fiscais são válidas para empresas localizadas ou não na região. Para o ministro Dias Toffoli, a própria Constituição Federal de 1988 foi promulgada em um momento em que os itens já estavam submetidos à Lei de Informática — ou seja, desvinculados da Zona Franca de Manaus. A maioria dos magistrados acompanhou o posicionamento. 

Em sua justificativa de voto, Toffoli destacou que os regramentos em discussão não reduzem incentivos fiscais direcionados à Zona Franca de Manaus — já que não possuem relação entre si.

Benefícios fiscais: você sabe o que são?

Benefícios ou incentivos fiscais são as condições especiais de tributação concedidas a determinadas empresas, localidades ou segmentos de atuação. As facilidades vão de reduções até eliminações de tributos — e precisam ser aprovadas de forma unânime pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

.

Ranking de Oportunidades Tributárias: uma análise precisa de alternativas para a redução da carga tributária

.

Diversas regiões do país utilizam os benefícios para atrair a instalação de empresas em suas regiões, ocasionando a chamada Guerra Fiscal. Você pode entender mais sobre esse conceito e seus impactos acessando o conteúdo que produzimos sobre o assunto. Clique aqui e confira!

Bens de informática ou demais setores da economia: conte conosco para aproveitar incentivos!

Independentemente do seu segmento de atuação, existe uma série de incentivos fiscais disponíveis para serem aproveitados — sejam eles de esfera municipal, estadual ou federal.

Na maior parte dos casos, os empresários brasileiros não possuem conhecimento sobre a existência dessas facilidades, deixando de usufruir de uma série de oportunidades benéficas para o caixa das organizações. 

No entanto, o Tax Group está atento e pode ajudar você a transformar a sua realidade! Clique aqui, entre em contato conosco e descubra um universo de possibilidades que vão revolucionar o seu negócio!

.

banner azul escuro para inscrição na newsletter