A carreira tributária está cada vez mais em alta. De acordo com informações divulgadas pelo Governo Federal, no terceiro quadrimestre de 2023 existiam 20.798.291 empresas ativas no Brasil. Com suas particularidades, cada uma delas está necessitando de soluções rápidas e efetivas para darem fôlego aos seus negócios. Somente assim elas conseguirão investir na expansão das operações e no aprimoramento dos produtos e/ou serviços ofertados. Nesse cenário, o tributarista capacitado e munido das ferramentas adequadas possui um oceano de oportunidades a serem trabalhadas.

.

banner blog referente ao conteúdo sobre a regulamentação da reforma tributária

Imagine-se no seguinte cenário: você está passeando em uma grande cidade pela primeira vez. Por não conhecer as ruas e pontos de referência, você está completamente perdido. Para se localizar e se locomover com facilidade, lhe é oferecido um mapa impresso.

Até que esse trajeto ficou um pouco mais fácil de ser percorrido, não é mesmo?

Mas as dificuldades não param por aí: esse material impresso é do ano de 2012. Ou seja: desde então, muitas vias foram construídas – tornando o percurso bastante confuso. Além disso, o papel não mostra informações em tempo real – como engarrafamentos, obras e buracos na via.

Dessa forma, dificilmente andaremos pelo melhor caminho, certo?

No século da tecnologia e das trocas rápidas de informações, é impossível sobreviver apenas com o suporte analógico. A tecnologia é o único meio pelo qual torna-se possível percorrer as melhores vias – afinal, ela direciona o condutor pelos melhores trajetos em tempo real. Quem oferece essa possibilidade, fornece a praticidade.

Mas, voltemos ao mundo real. Os 20.798.291 empresários do Brasil podem não viver em uma cidade tão desconhecida, mas já ouviram falar dos caminhos confusos do que chamamos de “selva tributária”. Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) concluiu que, atualmente, 55 normas tributárias são alteradas por dia útil. Nessa realidade, no lugar dos mapas impressos, encontramos legislações, decretos e instruções normativas publicadas isoladamente.

Assim como mostramos no exemplo inicial, quem possui a tecnologia como aliada sobrevive nesse complexo cenário. E não só isso: quem está apto a oferecê-la conquista o título de ombro amigo – além de tornar a atividade completamente rentável para si. É uma via de mão dupla.  

  • Neste artigo você vai ver:

Entendendo as dores empresariais – e as oportunidades de mercado na carreira tributária:

A grande quantidade de normas tributárias alteradas e/ou criadas diariamente não é a única dificuldade do empresariado brasileiro. Questões como o enquadramento incorreto em um regime de tributação, desorganização dos dados, o pagamento de impostos a maior ou realizado em data indevida, o acúmulo de tarefas e a falta de um suporte de qualidade impactam os resultados – trazendo perda de competitividade e de fluxo de caixa.

Eis as maiores oportunidades da carreira tributária!

Cerca de 95% das empresas brasileiras pagam impostos a mais que o devido, segundo um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). O profissional tributário surge para sanar essas e outras dores. Nesse contexto, quando acompanhado de tecnologias e suportes de qualidade, ele consegue encontrar rentabilidade (bastante atraente) ao auxiliar diversas empresas.

Confira algumas soluções que podem ser oferecidas pelo profissional tributário:

·      Revisão e análise da situação fiscal, encontrando possibilidades de diminuição da carga tributária;

·      Planejamento tributário, comparando e identificando o melhor regime tributário com base na análise dos lançamentos da empresa nos últimos doze meses; e

·      Redução tributária, projetando uma economia e apresentando um valor a ser recuperado.

A complexidade tributária brasileira impacta todas as empresas brasileiras diariamente. Mas você pode ser o responsável por ajudá-las a sobreviver!

A área fiscal é – de fato – bastante promissora, e faz com que os olhos de muitos profissionais brilhem diante das possibilidades e dos resultados que podem ser adquiridos. No entanto, entendemos que iniciar na carreira tributária exige a superação de alguns obstáculos.

Complexidade técnica, falta de conhecimento acerca de tecnologias facilitadoras e não possuir suporte adequado estão entre algumas das barreiras encontradas no início da trajetória. Por isso, o Tax Group deseja tranquilizar você: nós podemos auxiliar em cada um desses pontos!

Possuímos um time de 1.108 profissionais envolvidos em nossa filosofia de trabalho e à disposição de nossos sócios. Além disso, oferecemos uma estrutura completa nas áreas de marketing, assessoria de imprensa, tecnologia de informação, treinamentos contínuos sobre todos os âmbitos que envolvem o segmento, aconselhamento comercial, aplicativo exclusivo e CRM próprio.

Tudo isso sem esquecer de um fato muito relevante: com o Tax Group, é possível faturar aproximadamente R$333.745,41 por contrato! E nós oferecemos todas as ferramentas para que você atinja esses resultados – ou até supere.

Falamos tanto em tecnologia nesse artigo, que é impossível não compartilhar essa informação com você: por meio dela, conseguimos realizar cruzamentos entre o banco de dados dos seus clientes e a nossa plataforma tecnológica própria, a qual conta com 5 milhões de regras fiscais e mais de 32 milhões de produtos cadastrados. Assim, permitimos que as empresas tenham a chance de corrigir erros fiscais, ter mais conformidade no processo de declaração tributária, atinjam o compliance de suas operações e ainda recuperar valores que tenham sido indevidamente pagos a mais em impostos. E esse é só o começo.

Atualmente, possuímos mais de 185 escritórios associados espalhados pelo Brasil e 1.400 escritórios no mundo, através da IR Global. Com tecnologia de ponta, infraestrutura completa e atendimento de qualidade, somos diferenciados no mercado. E você também pode se posicionar como parte desse ecossistema.

Não sabe como começar a atuar na área tributária?

Não existe uma graduação específica que forme tributaristas.

Alguns dos cursos responsáveis por formar a maior parte dos profissionais do mercado são o Direito, Gestão Financeira, Administração de Empresas, Economia ou Contabilidade. Ou seja, não é necessário ser um advogado para seguir uma carreira de tributarista, mas é essencial ter familiaridade com números, legislação e tributos.

Se você deseja ingressar nesse mundo, fique tranquilo. Há espaço para você.

O site e as redes sociais do Tax Group, por exemplo, são ótimos aliados para você entender mais sobre o tributário e entender como atuar nessa área. Além de encontrar notícias sobre o mundo fiscal, você também pode estudar através dos conteúdos que produzimos.

.

Quer saber mais? Clique aqui e entre em contato com os nossos especialistas. Aumente o portfólio de serviços oferecidos pelo seu escritório com as melhores soluções tributárias do mercado! Venha transformar a realidade tributária brasileira com liderança, tecnologia revolucionária e excelência.