Um Projeto de Lei Complementar (PLP) que tramita no Congresso prevê a redução de obrigações fiscais, reunindo oito tipos de nota fiscal em um único documento – a Nota Fiscal Brasil Eletrônica (NFB-e). A simplificação e redução de custos diante das obrigações acessórias para as empresas por meio da PLP nº 178 de 2021, deve se somar às pautas envolvendo o debate em torno da Reforma Tributária.

O texto em análise partiu da Câmara dos Deputados e já tem o aval da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado no mês passado. Quando analisado pelo plenário, foram indicadas emendas ao projeto que deverão ser analisadas pelos senadores.

banner blog referente ao conteúdo sobre a regulamentação da reforma tributária

A iniciativa prevê um modelo semelhante ao do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que vem sendo debatido no âmbito da Reforma Tributária. Dessa forma, a ideia é de se ter uma mecânica para o recolhimento de tributos nas três esferas (federal, estadual e municipal), o que valeria para todos os tributos, menos para o Imposto de Renda e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Essa medida, conforme a Associação Brasileira de Tecnologia para Comércio e Serviços (Afrac), geraria uma economia de R$ 154 bilhões por ano para as empresas com a redução da burocracia com declarações de operações ao Fisco.

O número divulgado leva em conta a quantidade de horas que grandes empresas gastam ao fazer a apuração e pagamento de tributos e preenchimento de declarações ao Fisco, também conhecido como compliance tributário. Toda essa burocracia tributária consome muito tempo e dinheiro dos contribuintes, uma companhia pode gastar até 34 mil horas no ano ao cumprir com essas obrigações fiscais, conforme pesquisa apresentada pela Deloitte em 2020.

Outro ponto de simplificação a partir da Nota Fiscal Brasil Eletrônica (NFB-e), indicado pelo projeto, é o fornecimento ao contribuinte de declarações fiscais pré-preenchidas para fins de declaração do imposto devido. Tal preenchimento “automático” virá a partir das informações que os contribuintes colocarem nas notas fiscais já emitidas.

.

Quer saber como a sua empresa pode simplificar e otimizar processos tributários ou ver se pagou mais tributos do que realmente devia? Entre em contato com o nosso time de especialistas clicando aqui.