Chamamos de varejo os setores de comércio cujas vendas são feitas diretamente ao consumidor final, sem intermediários, e em pequenas quantidades. Supermercados, farmácias e lojas de roupas são ótimos exemplos de atividades varejistas.

Este setor têm importância vital para a economia, pois é responsável por gerar um grande número de empregos, e por arrecadar um alto valor em tributos. À nível mundial, o comércio varejista movimenta dezenas de trilhões de dólares anualmente, tamanha a sua relevância.

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A internet, inclusive, teve um papel um importantíssimo no impulsionamento deste setor. O surgimento dos e-commerces contribuiu em muito para o crescimento do comércio varejista, e ainda lhe proporcionou uma nova apresentação.

O varejo no Brasil

O mercado varejista é um dos pilares da economia brasileira, impactando cerca de 50% do PIB do país. Além disso, o setor ainda é nosso segundo maior gerador de empregos.

Nos últimos anos, percebeu-se um expressivo crescimento deste segmento, que tem procurado seguir as tendências globais, modernizando-se cada vez mais.

Desafios do segmento

Contudo, apesar do notável crescimento, o setor varejista vem enfrentando uma fase bem complicada, atualmente. Dados do IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor mostram que os últimos dois anos foram bastante tensos para os empreendedores desse comércio.

Com o PIB encolhendo; o preço das commodities estagnado; e a demanda de exportações em recessão, o panorama geral para os varejistas brasileiros é, no mínimo, desafiador.

Intimamente ligado com o consumo, o setor varejista ainda é afetado pela crise que afeta o país. O poder de consumo dos brasileiros está menor, devido a fatores como desemprego, alta da inflação e menor oferta de créditos pelos bancos.

Ainda é preciso lembrar que a alta carga tributária existente em nosso país é outro inimigo dos varejistas.

Tributação no varejo brasileiro

Um dos principais tributos incidentes sobre as atividades varejistas é o ICMS. Esta informação, por si só, já indica o nível de dificuldade tributária com que os empresários deste setor têm de lidar.

Isso porque o Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços é uma das maiores controvérsias da nossa legislação fiscal. Trata-se de um tributo estadual, e, portanto, a administração de seu recolhimento é bastante variada. Sem mencionar o sistema de substituição tributária que é aplicado por alguns estados.

Além do ICMS, num cenário geral, a tributação no varejo é complexa, representando uma das principais dificuldades de muitos empreendedores desse segmento. Para as empresas varejistas que além de vender produtos, ainda prestam serviços, a declaração tributária é um verdadeiro pesadelo. Nesses casos, os cálculos devem ser realizados separadamente, para prevenir equívocos — mas, ainda assim, há riscos.

Soluções especializadas

O Planejamento Tributário tem potencial de beneficiar qualquer empresa, mas, para as que integram o comércio varejista, a implementação dessa prática é indispensável. Contar com um serviço de consultoria especializado, capaz de assessorar integralmente o negócio em todas as suas demandas fiscais e contábeis, é essencial para garantir que os processos estejam em conformidade com as exigências legais vigentes.

O Tax Group possui expertise e know-how em projetos de varejo, possuindo os recursos necessários para auxiliar totalmente a empresa em suas principais dificuldades no âmbito tributário — cadastro correto de produtos, escolha do melhor regime tributário, declaração correta de impostos, etc.

Nossas soluções 360º, executadas via sistemas tecnológicos disruptivos, baseiam-se em diretrizes desenhadas especialmente para favorecer o seu negócio. De tal forma, fundamos os alicerces do crescimento sólido e estável do seu empreendimento.

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