News

Preço da Gasolina: Governo promete compensação para reduzir o valor

No dia 25 de maio, a Câmara dos Deputados aprovou um Projeto de Lei para que a alíquota do ICMS incidente sobre o preço da gasolina e demais combustíveis seja fixada em, no máximo, 17%. Na última segunda-feira, o Presidente da República aprovou a sanção do projeto, que passa a depender apenas da aprovação do Senado, que o avaliará diretamente no Plenário.

Uma das maiores preocupações das Fazendas Estaduais em relação ao PL é a queda do faturamento que ocorrerá com a redução — que pode chegar a até 15% em alguns casos. Para controlar o impacto, o Poder Executivo anunciou um pacote de compensações aos cofres estaduais.

Em anúncio realizado em conjunto com os ministérios da Economia, Casa Civil e Minas e Energia, foi divulgado que o prazo de duração da proposta se estende até o dia 31 de dezembro de 2022. Para tal, é necessário que haja um acordo entre a União e cada um dos estados.

Entretanto, para viabilizar a redução do preço da gasolina mediante a alíquota única de ICMS, o Projeto de Lei em tramitação prevê que ambas as partes interessadas no acordo adotem algumas medidas. São elas:

  • A redução do ICMS incidente sobre diesel e gás de cozinha para 0%;
  • Redução do ICMS incidente sobre a gasolina e o etanol para, no máximo, 17%;
  • Redução do PIS/Cofins incidente sobre a gasolina e o etanol para 0%.

Ou seja, além de uma redução sobre os combustíveis mais utilizados pela população em geral, a medida também pode trazer vantagens para as empresas — em especial as transportadoras — que possuem o diesel como um de seus principais gastos operacionais.

Para Tauana Forchesatto, especialista tributária do Tax Group, a proposta de zeramento nas alíquotas de ICMS sobre o gás de cozinha e sobre o diesel, se aceita, impactará milhares de contribuintes até o final deste ano, principalmente as transportadoras, que podem ter uma redução enorme no custo dos serviços prestados. Ela também é muito vantajosa para o consumidor final, já que o frete geralmente está incluído no preço de basicamente todos os produtos, o que pode gerar um efeito cascata positivo para o bolso dos brasileiros.

A compensação para os estados

Na proposta de acordo, o ressarcimento oferecido pelo Governo Federal é limitado a uma alíquota de 17% sobre o valor do diesel e do gás de cozinha. Usando como exemplo o estado do Rio Grande do Sul, temos os seguintes números, de acordo com a Tabela do ICMS.

Alíquota Atual Alíquota Pós Acordo Compensação do Governo Federal
Gasolina 25% 17% não
Diesel 12% 0% sim

Conforme a tabela acima exemplifica, para diminuir o preço da gasolina, o poder executivo irá compensar a perda de arrecadação originada pela diminuição da alíquota do diesel.

.

Esse realmente é um cálculo que pode parecer confuso — são mais de 4 produtos envolvidos. Nesse momento, o ideal é contar com a ajuda de um especialista tributário para se manter em conformidade com o Fisco durante o período do acordo. Clique aqui e entre em contato com um dos sócios do Tax Group.

Tax Group

O Tax Group é uma das firmas líderes do mercado tributário no Brasil. Hoje somos mais de 250 profissionais em 163 escritórios espalhados por 22 Estados do Brasil, com alta especialização nas áreas fiscal, contábil e tributária. Nosso propósito é cuidar, empoderar e surpreender pessoas e organizações para construírem um mundo tributário melhor. O Tax Group é uma das marcas do Grupo Fiscal, empresa contábil, inscrita no CRC/RS sob n. 7538/O. Buscamos atuar sempre na vanguarda de mercado. Fomos os primeiros do Brasil a incorporar Inteligência Artificial em nossos processos de análise fiscal, através de robótica para captura de regras fiscais nos Diários Oficiais. Também fomos os primeiros e únicos a criar um Big Data Tributário composto por mais de 35 milhões de produtos e 5,5 milhões de regras fiscais, revolucionando o conceito de aplicação de regra tributária no Brasil e virando uma referência de mercado para mais de 4.200 clientes. Associando alta tecnologia à expertise de nossos contadores especializados, nós desenvolvemos soluções fiscais de extrema importância para todos os segmentos empresariais. Por meio de uma sistemática dinâmica, nós ampliamos os horizontes das áreas fiscal e tributária, apresentando nossas perspectivas únicas, modernas e disruptivas.

Recent Posts

Impactos da Reforma Tributária no Setor Supermercadista: saiba os principais pontos

Diante da regulamentação da reforma tributária, o Setor Supermercadista deve sofrer grandes impactos, especialmente em…

4 dias ago

Reforma Tributária: como fica o Setor de Serviços

A Reforma Tributária terá diversos impactos nas empresas do Setor de Serviços, dependendo do nicho…

5 dias ago

O que é SAF e por que os clubes de futebol estão adotando?

SAF é a sigla para Sociedade Anônima de Futebol, que foi criada a partir da…

6 dias ago

Imposto CBS: o que é e como funciona

O novo imposto CBS (Contribuição Sobre Bens Serviços) é um dos principais pontos  da Reforma…

6 dias ago

Entenda o IBS: saiba como vai funcionar o novo imposto

Com o início da regulamentação a Reforma Tributária, o Brasil testemunha uma transformação significativa no…

7 dias ago

Fato ou Fake da Reforma Tributária: todos terão direito a cashback?

O texto da reforma tributária, regulamentado a partir do Projeto de Lei Complementar, representa o…

7 dias ago