Intelligence

Repetição de Indébito Tributário: você sabe o que é?

Repetição de Indébito Tributário é o direito que todos os contribuintes possuem de reaver os valores gastos de forma indevida com tributos. Ele está previsto no Código Tributário Nacional e pode ajudar muitas empresas.

.

O artigo 165 do Código Tributário Nacional prevê que “o sujeito passivo tem direito, independentemente de prévio protesto, à restituição total ou parcial do tributo, seja qual for a modalidade do seu pagamento”.

Graças a isso, é permitido ao contribuinte recuperar os valores pagos a mais ou em duplicidade ao Fisco. O que, ao considerarmos a grande carga tributária do país, acaba tornando-se um recurso muito importante para as empresas, que podem reaver valores significativos.

E levando em consideração a importância desse conceito, este texto irá lhe explicar tudo o que você precisa saber sobre a repetição de indébito tributário.

  • Neste artigo você vai ver:

O que é Repetição de Indébito Tributário?

É o direito, assegurado pelo artigo 165 do Código Tributário Nacional (CTN), que o contribuinte possui de pleitear a recuperação total ou parcial dos valores pagos de forma indevida ou duplicada ao Fisco, independentemente da modalidade do pagamento.

O termo “indébito tributário” vem justamente da ideia de “não-débito”, ou seja, o pagamento de algo além do devido. Portanto, parte fundamental do processo é que tenha havido, de forma prévia, o pagamento de um tributo.

O mesmo artigo do CTN afirma ainda, que, são passíveis de repetição de indébito tributário os seguintes casos: 

  1. Cobrança ou pagamento espontâneo de tributo indevido ou maior que o devido em face da legislação tributária aplicável, ou da natureza ou circunstâncias materiais do fato gerador efetivamente ocorrido;
  2. Erro na edificação do sujeito passivo, na determinação da alíquota aplicável, no cálculo do montante do débito ou na elaboração ou conferência de qualquer documento relativo ao pagamento;
  3. Reforma, anulação, revogação ou rescisão de decisão condenatória.

Quem pode entrar com a ação de repetição de indébito tributário?

Existem duas especificações sobre quem pode entrar com a ação visando recuperar o valor gasto com débitos inexistentes ou indevidos. Nos casos de ser um tributo direto, como o Sujeito Passivo assume a figura tanto de Contribuinte de Fato quanto Contribuinte de Direito, ele próprio possui o direito de pleitear a restituição.

Entretanto, o Artigo 166 versa sobre os tributos indiretos, afirmando que “a restituição de tributos que comportem, por sua natureza, transferência do respectivo encargo financeiro somente será feita a quem prove haver assumido o referido encargo, ou, no caso de tê-lo transferido a terceiro, estar por este expressamente autorizado a recebê-la”. 

Para entender melhor, vamos utilizar o exemplo de um Supermercado que embute o valor referente ao ICMS no preço final de seus produtos. Nesse caso, a recuperação de valores somente será possível somente em duas possibilidades:

  1. Para quem houver assumido o encargo: neste caso, o consumidor ou o próprio Contribuinte de Direito, caso este consiga provar que não houve transferência de responsabilidade
  2. Quando houver autorização do sujeito a quem foi transferida a responsabilidade do pagamento, novamente o consumidor.

Porém, como o consumidor final é pessoa estranha na relação jurídico-tributária, também falta a ele legitimidade para pleitear a repetição de indébito tributário.

Como fazer a repetição de indébito tributário?

O primeiro passo para isso é revisitar os últimos 60 meses de escrituração contábil da empresa. Isso porque a lei limita a 5 anos, contados a partir da data de extinção do crédito tributário, o prazo para que seja possível pleitear a restituição de valores. A exceção se dá nos casos em que houver tentativa de restituição por via administrativa e esta for negada — quando isso ocorrer, o prazo de 5 anos passa a valer a partir da data em que se tornou definitiva a decisão do Fisco.

A partir disso, é feita uma comparação entre esses documentos e as informações sobre quanto, de fato, a empresa deveria ter pagado. Quando houver uma diferença de valores, é possível, portanto, realizar a repetição de indébito tributário.

Entretanto, fazer essa busca não é tarefa fácil, principalmente porque, ao pleitear seu direito junto ao Fisco, é necessário ter absoluta certeza dos dados e da solicitação apresentada.

Por isso, empresas como o Tax Group realizam essa busca de forma automatizada, fazendo uso de inteligência artificial para que a varredura seja completamente fidedigna. Assim, é possível ter maior assertividade e rapidez no processo.

.

Ficou interessado? Entre em contato conosco e agende uma avaliação sem custos!

Tax Group

O Tax Group é uma das firmas líderes do mercado tributário no Brasil. Hoje somos mais de 250 profissionais em 163 escritórios espalhados por 22 Estados do Brasil, com alta especialização nas áreas fiscal, contábil e tributária. Nosso propósito é cuidar, empoderar e surpreender pessoas e organizações para construírem um mundo tributário melhor. O Tax Group é uma das marcas do Grupo Fiscal, empresa contábil, inscrita no CRC/RS sob n. 7538/O. Buscamos atuar sempre na vanguarda de mercado. Fomos os primeiros do Brasil a incorporar Inteligência Artificial em nossos processos de análise fiscal, através de robótica para captura de regras fiscais nos Diários Oficiais. Também fomos os primeiros e únicos a criar um Big Data Tributário composto por mais de 35 milhões de produtos e 5,5 milhões de regras fiscais, revolucionando o conceito de aplicação de regra tributária no Brasil e virando uma referência de mercado para mais de 4.200 clientes. Associando alta tecnologia à expertise de nossos contadores especializados, nós desenvolvemos soluções fiscais de extrema importância para todos os segmentos empresariais. Por meio de uma sistemática dinâmica, nós ampliamos os horizontes das áreas fiscal e tributária, apresentando nossas perspectivas únicas, modernas e disruptivas.

Recent Posts

Impactos da Reforma Tributária no Setor Supermercadista: saiba os principais pontos

Diante da regulamentação da reforma tributária, o Setor Supermercadista deve sofrer grandes impactos, especialmente em…

3 dias ago

Reforma Tributária: como fica o Setor de Serviços

A Reforma Tributária terá diversos impactos nas empresas do Setor de Serviços, dependendo do nicho…

3 dias ago

O que é SAF e por que os clubes de futebol estão adotando?

SAF é a sigla para Sociedade Anônima de Futebol, que foi criada a partir da…

4 dias ago

Imposto CBS: o que é e como funciona

O novo imposto CBS (Contribuição Sobre Bens Serviços) é um dos principais pontos  da Reforma…

5 dias ago

Entenda o IBS: saiba como vai funcionar o novo imposto

Com o início da regulamentação a Reforma Tributária, o Brasil testemunha uma transformação significativa no…

5 dias ago

Fato ou Fake da Reforma Tributária: todos terão direito a cashback?

O texto da reforma tributária, regulamentado a partir do Projeto de Lei Complementar, representa o…

5 dias ago