Intelligence

MVA e MVA Ajustada: como elas equilibram os preços?

A sigla MVA refere-se a Margem de Valor Agregado e define uma porcentagem que é utilizada pela Sefaz de cada estado no cálculo do ICMS por substituição tributária. Em alguns estados, ela é chamada de IVAÍndice de Valor Agregado.

Por conta das diferentes legislações estaduais existentes no Brasil, a MVA se faz necessária, vez que ela proporciona um equilíbrio entre os preços sobre as aquisições internas e interestaduais. Ela também contribui para a redução da competitividade entre os estados, que se torna acirrada por conta das diferenças sobre os valores de comercialização dos produtos.

  • Neste artigo você vai ver:

MVA Ajustada

A Margem de Valor Agregado Ajustada é uma variação da MVA conhecida como comum, ou original. Ela incide sobre as operações interestaduais —  quando se faz necessário considerar as alíquotas estabelecidas tanto pelo estado de origem, quanto de destino — fazendo jus a seu nome: ajustando as alíquotas de ICMS a fim de equilibrar o preço dos produtos, dentro e fora dos estados.

Como funciona o cálculo da MVA Ajustada?

Antes de conhecermos a fórmula do cálculo da MVA Ajustada, é preciso que nos familiarizemos com as seguintes instituições da Resolução do Senado Federal nº22/1989 acerca da MVA original:

.

  • Nas operações interestaduais realizadas nas regiões Sul e Sudeste com destino às regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, e ao estado do Espírito Santo, a alíquota ICMS padrão é de 7%;
  • Nas demais operações interestaduais, a alíquota ICMS é de 12%;
  • Nas operações com mercadorias importadas, a alíquota ICMS é de 4%.

.

Sabendo disso, entender a fórmula se torna muito mais fácil. Para identificar qual deverá ser a porcentagem da MVA Ajustada, é preciso deter os seguintes dados: alíquota de ICMS interna; alíquota ICMS interestadual; e a alíquota MVA original, instituída por lei. Após, aplica-se a seguinte fórmula:

A fim de obter os valores para preencher a fórmula, é preciso considerar o seguinte:

.

  • O valor de base do ICMS interestadual é calculado da seguinte maneira:

VALOR DO PRODUTO + FRETE + SEGURO + DESPESAS ACESSÓRIAS – DESCONTOS;

.

  • Para obter o valor da alíquota de ICMS interestadual deve-se calcular:

BASE DO ICMS INTERESTADUAL x ALÍQUOTA DO ICMS INTERESTADUAL ÷ 100;

.

  • O valor de base do ICMS-ST é calculado da seguinte maneira:

A x [ 1 + (MVA ÷ 100)];

 

  • Para obter o valor do A, utilizado na fórmula acima, deve se calcular:

VALOR DO PRODUTO + VALOR DO IPI + FRETE + SEGURO + DESPESAS ACESSÓRIAS – DESCONTOS;

 

  • Para obter o valor do ICMS-ST, deve-se calcular:

[BASE DO ICMS ST X (MVA ÷ 100)] – BASE DO ICMS INTERESTADUAL.

.

Qual a importância da MVA e da MVA Ajustada?

Imagine que duas pessoas, uma do Rio de Janeiro e outra do Ceará, vão ao mercado comprar batatas. A que mora no Rio de Janeiro pagou, hipoteticamente, R$ 6,00 por quilo; enquanto a do Ceará pagou R$ 2,50. Há uma diferença considerável nos valores, que impacta diretamente no bolso desses dois consumidores.

Diante disso, a existência da Margem de Valor Agregado, quer seja a ajustada, quer seja a original, é mais que justificada. Essas duas alíquotas são muito importantes para equilibrar a balança de preços dos produtos comercializados em território nacional, evitando que um estado concorra contra o outro por conta da oferta de produtos iguais, porém, mais caros ou mais baratos.

.

Gostou deste texto? Desbrave o nosso blog e veja mais conteúdos como este!

Tax Group

O Tax Group é uma das firmas líderes do mercado tributário no Brasil. Hoje somos mais de 250 profissionais em 163 escritórios espalhados por 22 Estados do Brasil, com alta especialização nas áreas fiscal, contábil e tributária. Nosso propósito é cuidar, empoderar e surpreender pessoas e organizações para construírem um mundo tributário melhor. O Tax Group é uma das marcas do Grupo Fiscal, empresa contábil, inscrita no CRC/RS sob n. 7538/O. Buscamos atuar sempre na vanguarda de mercado. Fomos os primeiros do Brasil a incorporar Inteligência Artificial em nossos processos de análise fiscal, através de robótica para captura de regras fiscais nos Diários Oficiais. Também fomos os primeiros e únicos a criar um Big Data Tributário composto por mais de 35 milhões de produtos e 5,5 milhões de regras fiscais, revolucionando o conceito de aplicação de regra tributária no Brasil e virando uma referência de mercado para mais de 4.200 clientes. Associando alta tecnologia à expertise de nossos contadores especializados, nós desenvolvemos soluções fiscais de extrema importância para todos os segmentos empresariais. Por meio de uma sistemática dinâmica, nós ampliamos os horizontes das áreas fiscal e tributária, apresentando nossas perspectivas únicas, modernas e disruptivas.

Recent Posts

Reforma Tributária: como fica o Setor de Serviços

A Reforma Tributária terá diversos impactos nas empresas do Setor de Serviços, dependendo do nicho…

2 horas ago

O que é SAF e por que os clubes de futebol estão adotando?

SAF é a sigla para Sociedade Anônima de Futebol, que foi criada a partir da…

1 dia ago

Imposto CBS: o que é e como funciona

O novo imposto CBS (Contribuição Sobre Bens Serviços) é um dos principais pontos  da Reforma…

2 dias ago

Entenda o IBS: saiba como vai funcionar o novo imposto

Com o início da regulamentação a Reforma Tributária, o Brasil testemunha uma transformação significativa no…

2 dias ago

Fato ou Fake da Reforma Tributária: todos terão direito a cashback?

O texto da reforma tributária, regulamentado a partir do Projeto de Lei Complementar, representa o…

2 dias ago

ITCMD na Reforma Tributária: as mudanças e os impactos nos Estados

A Reforma Tributária está trazendo mudanças significativas na cobrança do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis…

2 dias ago