News

Zona Franca de Manaus: liminar que limita redução do IPI é questionada

No início do mês de maio, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, suspendeu a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre mercadorias concorrentes àquelas produzidas na Zona Franca de Manaus. Agora, no entanto, a liminar tem sido questionada por integrantes do próprio governo e do setor privado.

Para a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), um dos maiores questionamentos é qual o limite da decisão de Moraes — se é aplicada apenas aos produtos especificamente fabricados na região ou também aos elementos que fazem parte do Processo Produtivo Básico (PPB). 

Praticamente de forma concomitante à redução do IPI, no dia 1º de abril deste ano, as alterações da NCM 2022 (Nomenclatura Comum do Mercosul) passaram a ter efeito no Brasil. Com as duas mudanças nas alíquotas do imposto (primeiro a redução e depois a suspensão dessa redução), o presidente da Abinee levanta alguns outros questionamentos. Entre eles, se a liminar do ministro Alexandre de Moraes altera também os novos códigos ou apenas as alíquotas em si.

Para Ulisses Pizzolatti, especialista tributário do Tax Group, a liminar do ministro Alexandre de Moraes sobre a Zona Franca de Manaus vem em contrapartida ao decreto que ampliou a desoneração do IPI para determinados produtos, e não propôs medidas compensatórias à produção na ZFM.

“E, ainda, o decreto não é claro quanto a sua periodicidade e outros pontos. Com isso muitos contribuintes estão com dúvidas referentes à aplicabilidade dele. Isso nos mostra a complexibilidade da economia brasileira e sua insegurança jurídica. Ficamos todos no aguardo quanto de maiores informações por parte do ministro e a sua confirmação pelo plenário da corte.” conclui Pizzolatti.

Tax Group

O Tax Group é uma das firmas líderes do mercado tributário no Brasil. Hoje somos mais de 250 profissionais em 163 escritórios espalhados por 22 Estados do Brasil, com alta especialização nas áreas fiscal, contábil e tributária. Nosso propósito é cuidar, empoderar e surpreender pessoas e organizações para construírem um mundo tributário melhor. O Tax Group é uma das marcas do Grupo Fiscal, empresa contábil, inscrita no CRC/RS sob n. 7538/O. Buscamos atuar sempre na vanguarda de mercado. Fomos os primeiros do Brasil a incorporar Inteligência Artificial em nossos processos de análise fiscal, através de robótica para captura de regras fiscais nos Diários Oficiais. Também fomos os primeiros e únicos a criar um Big Data Tributário composto por mais de 35 milhões de produtos e 5,5 milhões de regras fiscais, revolucionando o conceito de aplicação de regra tributária no Brasil e virando uma referência de mercado para mais de 4.200 clientes. Associando alta tecnologia à expertise de nossos contadores especializados, nós desenvolvemos soluções fiscais de extrema importância para todos os segmentos empresariais. Por meio de uma sistemática dinâmica, nós ampliamos os horizontes das áreas fiscal e tributária, apresentando nossas perspectivas únicas, modernas e disruptivas.

Recent Posts

Reforma Tributária: como fica o Setor de Serviços

A Reforma Tributária terá diversos impactos nas empresas do Setor de Serviços, dependendo do nicho…

2 horas ago

O que é SAF e por que os clubes de futebol estão adotando?

SAF é a sigla para Sociedade Anônima de Futebol, que foi criada a partir da…

1 dia ago

Imposto CBS: o que é e como funciona

O novo imposto CBS (Contribuição Sobre Bens Serviços) é um dos principais pontos  da Reforma…

2 dias ago

Entenda o IBS: saiba como vai funcionar o novo imposto

Com o início da regulamentação a Reforma Tributária, o Brasil testemunha uma transformação significativa no…

2 dias ago

Fato ou Fake da Reforma Tributária: todos terão direito a cashback?

O texto da reforma tributária, regulamentado a partir do Projeto de Lei Complementar, representa o…

2 dias ago

ITCMD na Reforma Tributária: as mudanças e os impactos nos Estados

A Reforma Tributária está trazendo mudanças significativas na cobrança do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis…

2 dias ago