News

STJ inicia julgamento sobre créditos tributários de carros de locadoras

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) começou, no dia 22 de setembro, o julgamento sobre o cálculo de PIS e Cofins na aquisição de carros por locadoras de veículos. Com o placar empatado, a ministra Regina Helena Costa pediu vista na votação. Ainda não há previsão de retomada.

A discussão ocorre em torno da Lei nº 10.833/2003, que permite a tomada de créditos sobre o valor de bens, devidamente reduzido de acordo com a taxa de depreciação. Para veículos, o percentual é fixado em 1/60 durante cinco anos. No entanto, há uma outra alternativa para máquinas, que podem realizar o creditamento durante quatro anos, com o percentual fixo de 1/48 sobre o valor de aquisição.

No Recurso Especial analisado no caso, uma locadora solicita a tomada de créditos por meio do entendimento de que os automóveis são máquinas e, portanto, sujeitos ao percentual de 1/48 mensais. No entendimento da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, a única opção viável a esse tipo de empreendimentos é a taxa de 1/60.

O REsp 1.818.422 ainda discute o direito das locadoras de abaterem o valor integral dos créditos mesmo com a revenda do veículo sendo feita em menos de quatro anos.

Para esclarecer eventuais dúvidas sobre esse acontecimento, entre em contato conosco. Estamos à sua disposição.

.


Fonte de referência: Jornal JOTA


Tax Group

O Tax Group é uma das firmas líderes do mercado tributário no Brasil. Hoje somos mais de 250 profissionais em 163 escritórios espalhados por 22 Estados do Brasil, com alta especialização nas áreas fiscal, contábil e tributária. Nosso propósito é cuidar, empoderar e surpreender pessoas e organizações para construírem um mundo tributário melhor. O Tax Group é uma das marcas do Grupo Fiscal, empresa contábil, inscrita no CRC/RS sob n. 7538/O. Buscamos atuar sempre na vanguarda de mercado. Fomos os primeiros do Brasil a incorporar Inteligência Artificial em nossos processos de análise fiscal, através de robótica para captura de regras fiscais nos Diários Oficiais. Também fomos os primeiros e únicos a criar um Big Data Tributário composto por mais de 35 milhões de produtos e 5,5 milhões de regras fiscais, revolucionando o conceito de aplicação de regra tributária no Brasil e virando uma referência de mercado para mais de 4.200 clientes. Associando alta tecnologia à expertise de nossos contadores especializados, nós desenvolvemos soluções fiscais de extrema importância para todos os segmentos empresariais. Por meio de uma sistemática dinâmica, nós ampliamos os horizontes das áreas fiscal e tributária, apresentando nossas perspectivas únicas, modernas e disruptivas.

Recent Posts

Benefícios fiscais: quais os impactos da reforma no agronegócio?

A extinção dos benefícios fiscais para os setores do mercado é uma das diretrizes centrais…

28 minutos ago

Paten: entenda tudo sobre o Programa de Transição Energética

PATEN é a sigla para Programa de Aceleração da Transição Energética, uma iniciativa do governo…

5 dias ago

Tributário em tempos de crise: como a gestão pode fortalecer sua empresa

Tempos de crise exigem decisões rápidas, inteligência estratégica e controle rigoroso sobre os custos operacionais.…

1 semana ago

Taxação de compras internacionais: como está o cenário atual?

A taxação de compras internacionais ganhou força após a pandemia, uma vez que o aumento…

1 semana ago

NCM: irregularidades na hora de classificar produtos

A sigla NCM, que significa Nomenclatura Comum do Mercosul, é um código utilizado para classificar…

1 semana ago

Reforma Tributária no Mercado Imobiliário: o que você precisa saber

A recente aprovação do projeto de regulamentação de reforma tributária pela Câmara dos Deputados tem…

1 semana ago