News

PGFN publica orientação sobre declarações de retificação

Segundo a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), a entrega de retificação de declarações fiscais para a Receita Federal não serve para reabrir o prazo de prescrição dos tributos declarados.

O entendimento vai ao encontro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que, em suas duas turmas de direito público, também entende que não há interrupção do prazo em casos que há apenas a declaração de correção de vícios formais. Para isso, não pode haver nenhuma alteração no valor do crédito declarado.

O procurador-geral da Fazenda, Ricardo Soriano de Alencar, deu provimento ao Parecer nº 75, de 2018, o qual recomenda a desistência dos recursos propostos em ações judiciais, desde que discutam a eficácia interruptiva da prescrição da declaração retificadora. Entretanto, a própria Receita Federal havia se manifestado contrariamente ao Parecer nº 75, pois considera que a declaração de retificação deve ser considerada por completo e não apenas sobre o ponto alterado.

Isso porque, para o STJ, o prazo não pode ser reaberto em caso de alterações formais que não alteram o valor do tributo. O prazo seria reaberto somente na parte retificada — e não na totalidade, como entende a Receita.

A PGFN entende que a orientação publicada ajudará a evitar sobrecarga de recursos ou defesas sobre o tema no Judiciário.

Para esclarecer eventuais dúvidas sobre esse acontecimento, entre em contato conosco. Estamos à sua disposição.

.

Fonte de referência: Jornal Valor Econômico

Tax Group

O Tax Group é uma das firmas líderes do mercado tributário no Brasil. Hoje somos mais de 250 profissionais em 163 escritórios espalhados por 22 Estados do Brasil, com alta especialização nas áreas fiscal, contábil e tributária. Nosso propósito é cuidar, empoderar e surpreender pessoas e organizações para construírem um mundo tributário melhor. O Tax Group é uma das marcas do Grupo Fiscal, empresa contábil, inscrita no CRC/RS sob n. 7538/O. Buscamos atuar sempre na vanguarda de mercado. Fomos os primeiros do Brasil a incorporar Inteligência Artificial em nossos processos de análise fiscal, através de robótica para captura de regras fiscais nos Diários Oficiais. Também fomos os primeiros e únicos a criar um Big Data Tributário composto por mais de 35 milhões de produtos e 5,5 milhões de regras fiscais, revolucionando o conceito de aplicação de regra tributária no Brasil e virando uma referência de mercado para mais de 4.200 clientes. Associando alta tecnologia à expertise de nossos contadores especializados, nós desenvolvemos soluções fiscais de extrema importância para todos os segmentos empresariais. Por meio de uma sistemática dinâmica, nós ampliamos os horizontes das áreas fiscal e tributária, apresentando nossas perspectivas únicas, modernas e disruptivas.

Recent Posts

Dividendos: guia completo sobre tributação, conceito e societário

Os dividendos são uma das formas mais tradicionais de remuneração de sócios e acionistas em…

2 dias ago

Compras internacionais e os Correios: impacto da taxa das blusinhas

Compras internacionais e os Correios tornaram-se tema recorrente após a implementação da chamada “taxa das…

3 dias ago

Regulamentação da Reforma Tributária: entenda as mudanças com a LC 214/2025

Regulamentação da reforma tributária sempre figurou como uma das maiores demandas do sistema fiscal brasileiro,…

3 dias ago

Benefícios fiscais: quais os impactos da reforma no agronegócio?

A extinção dos benefícios fiscais para os setores do mercado é uma das diretrizes centrais…

4 dias ago

Paten: entenda tudo sobre o Programa de Transição Energética

PATEN é a sigla para Programa de Aceleração da Transição Energética, uma iniciativa do governo…

1 semana ago

Tabela ICMS 2025: Fique por dentro das alíquotas estaduais atualizadas

Confira a Tabela ICMS 2025 atualizada e faça com que sua empresa permaneça em conformidade…

1 semana ago