News

Para STJ, CPRB faz parte da base de cálculo PIS/Cofins

Os ministros da primeira turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiram, por unanimidade, que a Contribuição Patronal sobre a Receita Bruta (CPRB) faz parte da base de cálculo do PIS e da Cofins. Conforme o entendimento dos magistrados, a contribuição é uma receita das empresas. Dessa forma, devem incidir sobre ela o PIS e a Cofins. 

Segundo informações da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), uma derrota no caso em questão traria impactos de aproximadamente R$1,5 bilhões em um ano, e R$9,46 bilhões em cinco anos. 

De acordo com o relator do caso, desembargador convocado Manoel Erhardt, não há relação entre o assunto e a discussão acerca da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins. Na Tese do Século, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu que o ICMS não é considerado uma receita, mas um valor que é repassado ao estado. Dessa forma, a quantia não pode ser incluída no conceito de faturamento.

Erhardt lembrou que as legislações 10.637/2002 e 10.833/2003 — as quais regulamentam o PIS e a Cofins — são bastante claras ao citarem que as contribuições incidem sobre o total de receitas das empresas. Portanto, já que a CPRB é uma receita, sobre ela devem incidir PIS/Cofins. 

O posicionamento do STJ soluciona diversas complicações do Judiciário acerca da CPRB. Após a finalização do julgamento da Tese do Século, diversas teses sobre a exclusão de tributos da base de cálculo surgiram — e a CPRB fez parte dessas discussões. 

Tax Group

O Tax Group é uma das firmas líderes do mercado tributário no Brasil. Hoje somos mais de 250 profissionais em 163 escritórios espalhados por 22 Estados do Brasil, com alta especialização nas áreas fiscal, contábil e tributária. Nosso propósito é cuidar, empoderar e surpreender pessoas e organizações para construírem um mundo tributário melhor. O Tax Group é uma das marcas do Grupo Fiscal, empresa contábil, inscrita no CRC/RS sob n. 7538/O. Buscamos atuar sempre na vanguarda de mercado. Fomos os primeiros do Brasil a incorporar Inteligência Artificial em nossos processos de análise fiscal, através de robótica para captura de regras fiscais nos Diários Oficiais. Também fomos os primeiros e únicos a criar um Big Data Tributário composto por mais de 35 milhões de produtos e 5,5 milhões de regras fiscais, revolucionando o conceito de aplicação de regra tributária no Brasil e virando uma referência de mercado para mais de 4.200 clientes. Associando alta tecnologia à expertise de nossos contadores especializados, nós desenvolvemos soluções fiscais de extrema importância para todos os segmentos empresariais. Por meio de uma sistemática dinâmica, nós ampliamos os horizontes das áreas fiscal e tributária, apresentando nossas perspectivas únicas, modernas e disruptivas.

Recent Posts

Impactos da Reforma Tributária no Setor Supermercadista: saiba os principais pontos

Diante da regulamentação da reforma tributária, o Setor Supermercadista deve sofrer grandes impactos, especialmente em…

14 horas ago

Reforma Tributária: como fica o Setor de Serviços

A Reforma Tributária terá diversos impactos nas empresas do Setor de Serviços, dependendo do nicho…

20 horas ago

O que é SAF e por que os clubes de futebol estão adotando?

SAF é a sigla para Sociedade Anônima de Futebol, que foi criada a partir da…

2 dias ago

Imposto CBS: o que é e como funciona

O novo imposto CBS (Contribuição Sobre Bens Serviços) é um dos principais pontos  da Reforma…

3 dias ago

Entenda o IBS: saiba como vai funcionar o novo imposto

Com o início da regulamentação a Reforma Tributária, o Brasil testemunha uma transformação significativa no…

3 dias ago

Fato ou Fake da Reforma Tributária: todos terão direito a cashback?

O texto da reforma tributária, regulamentado a partir do Projeto de Lei Complementar, representa o…

3 dias ago