News

Obrigações fiscais: projeto pode reduzir em bilhões custo para empresas

Um Projeto de Lei Complementar (PLP) que tramita no Congresso prevê a redução de obrigações fiscais, reunindo oito tipos de nota fiscal em um único documento – a Nota Fiscal Brasil Eletrônica (NFB-e). A simplificação e redução de custos diante das obrigações acessórias para as empresas por meio da PLP nº 178 de 2021, deve se somar às pautas envolvendo o debate em torno da Reforma Tributária.

O texto em análise partiu da Câmara dos Deputados e já tem o aval da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado no mês passado. Quando analisado pelo plenário, foram indicadas emendas ao projeto que deverão ser analisadas pelos senadores.

A iniciativa prevê um modelo semelhante ao do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que vem sendo debatido no âmbito da Reforma Tributária. Dessa forma, a ideia é de se ter uma mecânica para o recolhimento de tributos nas três esferas (federal, estadual e municipal), o que valeria para todos os tributos, menos para o Imposto de Renda e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Essa medida, conforme a Associação Brasileira de Tecnologia para Comércio e Serviços (Afrac), geraria uma economia de R$ 154 bilhões por ano para as empresas com a redução da burocracia com declarações de operações ao Fisco.

O número divulgado leva em conta a quantidade de horas que grandes empresas gastam ao fazer a apuração e pagamento de tributos e preenchimento de declarações ao Fisco, também conhecido como compliance tributário. Toda essa burocracia tributária consome muito tempo e dinheiro dos contribuintes, uma companhia pode gastar até 34 mil horas no ano ao cumprir com essas obrigações fiscais, conforme pesquisa apresentada pela Deloitte em 2020.

Outro ponto de simplificação a partir da Nota Fiscal Brasil Eletrônica (NFB-e), indicado pelo projeto, é o fornecimento ao contribuinte de declarações fiscais pré-preenchidas para fins de declaração do imposto devido. Tal preenchimento “automático” virá a partir das informações que os contribuintes colocarem nas notas fiscais já emitidas.

.

Quer saber como a sua empresa pode simplificar e otimizar processos tributários ou ver se pagou mais tributos do que realmente devia? Entre em contato com o nosso time de especialistas clicando aqui.

Anderson Mello

Jornalista e produtor de conteúdo no Tax Group, registrado sob o MTb 0018949/RS. Bacharel em Jornalismo pela UniRitter e pós-graduado em Marketing, Branding e Growth pela PUCRS. Atua como copywriter, com especialização em temas econômicos.

Recent Posts

Paten: entenda tudo sobre o Programa de Transição Energética

PATEN é a sigla para Programa de Aceleração da Transição Energética, uma iniciativa do governo…

16 horas ago

Tributário em tempos de crise: como a gestão pode fortalecer sua empresa

Tempos de crise exigem decisões rápidas, inteligência estratégica e controle rigoroso sobre os custos operacionais.…

3 dias ago

Taxação de compras internacionais: como está o cenário atual?

A taxação de compras internacionais ganhou força após a pandemia, uma vez que o aumento…

3 dias ago

NCM: irregularidades na hora de classificar produtos

A sigla NCM, que significa Nomenclatura Comum do Mercosul, é um código utilizado para classificar…

4 dias ago

Reforma Tributária no Mercado Imobiliário: o que você precisa saber

A recente aprovação do projeto de regulamentação de reforma tributária pela Câmara dos Deputados tem…

5 dias ago

Impactos da Reforma Tributária em Bares e Restaurantes: o que muda?

A Reforma Tributária, promete transformar o cenário fiscal brasileiro, incluindo os bares, restaurantes e lanchonetes…

1 semana ago