News

Multa isolada de 50% por compensação não homologada é afastada pelo Carf

Nesta semana, a 3ª Turma da Câmara Superior do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf)  decidiu afastar a multa isolada de 50% imposta ao contribuinte por compensação não homologada. A decisão histórica seguiu o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou essa multa inconstitucional na análise do RE 796.939 (Tema 736), com base na repercussão geral. As informações são do Portal Jota.

É relevante notar que o regimento interno do Carf, em seu artigo 62, estabelece que os conselheiros estão vinculados às decisões em repercussão geral do STF. Assim, o relator Rosaldo Trevisan, ao apresentar seu voto, destacou a importância de aplicar o entendimento do STF, uma vez que o processo já havia transitado em julgado na Suprema Corte. 

A análise do Supremo foi feita em março e transitou em julgado em junho. A tese fixada pelo STF estabelece que a multa isolada é inconstitucional no caso da “mera negativa de homologação de compensação tributária”, uma vez que isso não configura um ato ilícito com a aptidão para acarretar uma penalidade pecuniária automática.

Antes dessa decisão do Supremo Tribunal Federal, os contribuintes que tivessem seus pedidos de compensação tributária negados pela Receita Federal eram multados em 50% do valor do crédito declarado e não compensado, conforme previsto no artigo 74, parágrafo 17, da Lei 9.430/96.

Em abril, a 1ª Turma da 2ª Câmara da 1ª Seção do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais já havia aplicado a decisão do STF e afastado a multa em um caso envolvendo a Albatroz Segurança e Vigilância, discutido no processo 11080.728627/2018-30. Portanto, essa decisão do Carf representa um passo importante na consolidação da jurisprudência no sentido de afastar essa multa inconstitucional em casos de negativa de homologação de compensação tributária.

.


Quer saber se a sua empresa tem algum ponto em aberto diante da pauta de multa isolada? Clique aqui e fale com os especialistas do Tax Group. Eles estão apostos para sanar qualquer questionamento diante dessa e outras pautas.

Anderson Mello

Jornalista e produtor de conteúdo no Tax Group, registrado sob o MTb 0018949/RS. Bacharel em Jornalismo pela UniRitter e pós-graduado em Marketing, Branding e Growth pela PUCRS. Atua como copywriter, com especialização em temas econômicos.

Recent Posts

Tributário em tempos de crise: como a gestão pode fortalecer sua empresa

Tempos de crise exigem decisões rápidas, inteligência estratégica e controle rigoroso sobre os custos operacionais.…

1 dia ago

Taxação de compras internacionais: como está o cenário atual?

A taxação de compras internacionais ganhou força após a pandemia, uma vez que o aumento…

1 dia ago

NCM: irregularidades na hora de classificar produtos

A sigla NCM, que significa Nomenclatura Comum do Mercosul, é um código utilizado para classificar…

2 dias ago

Reforma Tributária no Mercado Imobiliário: o que você precisa saber

A recente aprovação do projeto de regulamentação de reforma tributária pela Câmara dos Deputados tem…

3 dias ago

Impactos da Reforma Tributária em Bares e Restaurantes: o que muda?

A Reforma Tributária, promete transformar o cenário fiscal brasileiro, incluindo os bares, restaurantes e lanchonetes…

6 dias ago

ICMS-ST: o que é a Substituição Tributária no ICMS?

O ICMS-ST, sigla para Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços com Substituição Tributária, é…

1 semana ago