News

Indústria não pode aproveitar benefício fiscal sem autorização da Receita

Para o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), uma indústria química do Ceará não pode aproveitar o benefício fiscal de redução do IRPJ em 75% caso não haja prévia autorização da Delegacia Regional da Receita Federal. O benefício em questão é concedido pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e faz parte do Plano Diretor de Desenvolvimento Econômico e Social do Nordeste.

Para a Fazenda Nacional, houve a falta de pagamento do IRPJ pela Joongbo Química do Brasil Ltda. pois as cobranças referem-se ao ano de 2008 — e o direito ao benefício veio a ser reconhecido apenas em 2009. Assim, não haveria autorização para a contribuinte utilizar o benefício no ano do auto de infração.

Por outro lado, a empresa argumenta que a falta de autorização da Receita Federal não é motivo para a interrupção ou impossibilidade de aproveitamento do benefício. A contribuinte se apoia no artigo 13 da Lei nº 4.239/63, que versa sobre as normas do benefício fiscal e, no entanto, não exige autorização da Receita Federal para indústrias instaladas em áreas administradas pela Sudene.

O voto vencedor do julgamento diz que o atual regulamento do Imposto de Renda atesta a necessidade de se informar à Receita Federal sobre o aproveitamento do benefício. 

Para esclarecer eventuais dúvidas sobre esse acontecimento, entre em contato conosco. Estamos à sua disposição.

.

Fonte de referência: Jornal JOTA

Tax Group

O Tax Group é uma das firmas líderes do mercado tributário no Brasil. Hoje somos mais de 250 profissionais em 163 escritórios espalhados por 22 Estados do Brasil, com alta especialização nas áreas fiscal, contábil e tributária. Nosso propósito é cuidar, empoderar e surpreender pessoas e organizações para construírem um mundo tributário melhor. O Tax Group é uma das marcas do Grupo Fiscal, empresa contábil, inscrita no CRC/RS sob n. 7538/O. Buscamos atuar sempre na vanguarda de mercado. Fomos os primeiros do Brasil a incorporar Inteligência Artificial em nossos processos de análise fiscal, através de robótica para captura de regras fiscais nos Diários Oficiais. Também fomos os primeiros e únicos a criar um Big Data Tributário composto por mais de 35 milhões de produtos e 5,5 milhões de regras fiscais, revolucionando o conceito de aplicação de regra tributária no Brasil e virando uma referência de mercado para mais de 4.200 clientes. Associando alta tecnologia à expertise de nossos contadores especializados, nós desenvolvemos soluções fiscais de extrema importância para todos os segmentos empresariais. Por meio de uma sistemática dinâmica, nós ampliamos os horizontes das áreas fiscal e tributária, apresentando nossas perspectivas únicas, modernas e disruptivas.

Recent Posts

Paten: entenda tudo sobre o Programa de Transição Energética

PATEN é a sigla para Programa de Aceleração da Transição Energética, uma iniciativa do governo…

21 horas ago

Tributário em tempos de crise: como a gestão pode fortalecer sua empresa

Tempos de crise exigem decisões rápidas, inteligência estratégica e controle rigoroso sobre os custos operacionais.…

3 dias ago

Taxação de compras internacionais: como está o cenário atual?

A taxação de compras internacionais ganhou força após a pandemia, uma vez que o aumento…

3 dias ago

NCM: irregularidades na hora de classificar produtos

A sigla NCM, que significa Nomenclatura Comum do Mercosul, é um código utilizado para classificar…

4 dias ago

Reforma Tributária no Mercado Imobiliário: o que você precisa saber

A recente aprovação do projeto de regulamentação de reforma tributária pela Câmara dos Deputados tem…

5 dias ago

Impactos da Reforma Tributária em Bares e Restaurantes: o que muda?

A Reforma Tributária, promete transformar o cenário fiscal brasileiro, incluindo os bares, restaurantes e lanchonetes…

1 semana ago