News

Caso que trata do limite de contribuições parafiscais passa ao STJ

A 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) passou a tratar o caso que trata do limite de 20 salários mínimos às contribuições parafiscais para o Sistema S como recurso especial. Isso porque existem muitas divergências em segundo grau na Justiça Federal, além de um alto número de recursos tramitando no próprio STJ.

Em 1981, por meio do Decreto-Lei 1.861, foi estabelecido o recolhimento de uma porcentagem da folha de pagamento para o Sistema S. Em setembro de 2020, por meio do RE 603624, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a cobrança. Desde então, os contribuintes tentam reduzir o custo das contribuições limitando-as a 20 salários mínimos.

A discussão quanto a esse limite se dá em torno da Lei 6.950/1981, que limitou as contribuições a 20 vezes o maior salário-mínimo. Entretanto, o Decreto-Lei 2.318/1986 afastou esse teto das contribuições previdenciárias — assim, o Fisco passou a adotar interpretação extensiva, aplicando esse afastamento também nas contribuições parafiscais.

A ministra Regina Helena Costa, relatora dos recursos especiais em que será definida a tese, apontou a controvérsia existente em diferentes instâncias. Com a decisão, os processos que tratam do tema são suspensos nacionalmente até a definição da tese.

Para esclarecer eventuais dúvidas sobre esse acontecimento, entre em contato conosco. Estamos à sua disposição.

.

Fonte de referência: Portal Conjur

Tax Group

O Tax Group é uma das firmas líderes do mercado tributário no Brasil. Hoje somos mais de 250 profissionais em 163 escritórios espalhados por 22 Estados do Brasil, com alta especialização nas áreas fiscal, contábil e tributária. Nosso propósito é cuidar, empoderar e surpreender pessoas e organizações para construírem um mundo tributário melhor. O Tax Group é uma das marcas do Grupo Fiscal, empresa contábil, inscrita no CRC/RS sob n. 7538/O. Buscamos atuar sempre na vanguarda de mercado. Fomos os primeiros do Brasil a incorporar Inteligência Artificial em nossos processos de análise fiscal, através de robótica para captura de regras fiscais nos Diários Oficiais. Também fomos os primeiros e únicos a criar um Big Data Tributário composto por mais de 35 milhões de produtos e 5,5 milhões de regras fiscais, revolucionando o conceito de aplicação de regra tributária no Brasil e virando uma referência de mercado para mais de 4.200 clientes. Associando alta tecnologia à expertise de nossos contadores especializados, nós desenvolvemos soluções fiscais de extrema importância para todos os segmentos empresariais. Por meio de uma sistemática dinâmica, nós ampliamos os horizontes das áreas fiscal e tributária, apresentando nossas perspectivas únicas, modernas e disruptivas.

Recent Posts

O que é IVA e qual o seu impacto na economia do Brasil?

O IVA (ou Imposto sobre Valor Agregado) é a unificação de diversos impostos. Nesse modelo,…

3 horas ago

Reoneração da folha: entenda a retomada progressiva a partir de 2025

A reoneração da folha de pagamento será progressiva a partir de 2025, conforme anunciado pelo…

21 horas ago

ICMS MA 2024 – Tabela atualizada

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é bastante conhecido pelos empresários do Brasil.…

22 horas ago

Itens da Cesta Básica do RS voltam a ter benefícios fiscais

Foi anunciado, na manhã desta terça-feira (14), a volta dos benefícios fiscais a itens da…

2 dias ago

Como doar para o RS na hora de declarar o Imposto de Renda?

Qualquer contribuinte pode doar para o RS até 6% do seu imposto de renda devido…

3 dias ago

Restituição do Imposto de Renda é antecipada para vítimas das chuvas no RS

O governo federal anunciou a antecipação do calendário de restituição do Imposto de Renda (IR)…

3 dias ago