News

Incentivos Fiscais de ICMS podem ter créditos barrados

Mais um capítulo da chamada Guerra Fiscal foi escrito esta semana. No último 17 de agosto, os magistrados do STF permitiram que, na compra de mercadorias, o estado adquirente barre créditos tributários oriundos de incentivos fiscais de ICMS feitos de forma unilateral pelo estado vendedor do item.

Na prática, o entendimento é importante porque ajuda a coibir os incentivos concedidos sem a autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Agora, sem retirar os benefícios fiscais recebidos pelo contribuinte, o estado de destino possui o direito de restringir o aproveitamento de créditos. 

O caso analisado envolve o Distrito Federal e uma lei de São Paulo, que já praticava a restrição (ADI 3692). O DF entende que a atitude desestimula os contribuintes de adquirirem mercadorias oriundas de estados que concedam o benefício. No entanto, para o STF,a lei paulista vai ao encontro do artigo 8 da Lei Complementar 24/1975, que determina que benefícios fiscais sem autorização do Confaz terão seus créditos anulados.

Sobre a guerra fiscal, ela consiste na constante disputa entre diferentes entes federativos, por meio da concessão de incentivos fiscais, para que novos contribuintes se instalem em seu território ou adquiram mercadorias de empresas ali alocadas. Dentre os incentivos mais comuns estão as isenções de impostos, que não sofrem da mesma sanção que os créditos de ICMS.

Fonte de referência: Jornal JOTA

.

Fique por dentro do que acontece no mundo tributário! Assine nosso newsletter e tenha acesso aos melhores conteúdos fiscais diretamente em seu e-mail!

Tax Group

O Tax Group é uma das firmas líderes do mercado tributário no Brasil. Hoje somos mais de 250 profissionais em 163 escritórios espalhados por 22 Estados do Brasil, com alta especialização nas áreas fiscal, contábil e tributária. Nosso propósito é cuidar, empoderar e surpreender pessoas e organizações para construírem um mundo tributário melhor. O Tax Group é uma das marcas do Grupo Fiscal, empresa contábil, inscrita no CRC/RS sob n. 7538/O. Buscamos atuar sempre na vanguarda de mercado. Fomos os primeiros do Brasil a incorporar Inteligência Artificial em nossos processos de análise fiscal, através de robótica para captura de regras fiscais nos Diários Oficiais. Também fomos os primeiros e únicos a criar um Big Data Tributário composto por mais de 35 milhões de produtos e 5,5 milhões de regras fiscais, revolucionando o conceito de aplicação de regra tributária no Brasil e virando uma referência de mercado para mais de 4.200 clientes. Associando alta tecnologia à expertise de nossos contadores especializados, nós desenvolvemos soluções fiscais de extrema importância para todos os segmentos empresariais. Por meio de uma sistemática dinâmica, nós ampliamos os horizontes das áreas fiscal e tributária, apresentando nossas perspectivas únicas, modernas e disruptivas.

Recent Posts

Principais perguntas e as respostas sobre a Reforma Tributária

Diante da regulamentação da Reforma Tributária, muitos questionamentos vêm sendo feitos sobre os benefícios, pontos…

3 dias ago

ICMS RO 2024 – Tabela atualizada

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é bastante conhecido pelos empresários do Brasil.…

4 dias ago

Reforma Tributária 2024: principais pontos e o que falta para entrar em vigor

A Reforma Tributária seguirá como uma das principais pautas em 2024. Mesmo após a sua…

5 dias ago

Indústria na reforma tributária, saiba os impactos no setor

A indústria na reforma tributária será amplamente impactada. Há pontos positivos, mas também de atenção…

6 dias ago

Impactos da Reforma Tributária no Setor Supermercadista: saiba os principais pontos

Diante da regulamentação da reforma tributária, o Setor Supermercadista deve sofrer grandes impactos, especialmente em…

2 semanas ago

Reforma Tributária: como fica o Setor de Serviços

A Reforma Tributária terá diversos impactos nas empresas do Setor de Serviços, dependendo do nicho…

2 semanas ago