Você já ouviu falar em PIS/PASEP? O Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público foram criados em 1970. Atualmente, ela é pega mensalmente pelas empresas. Saiba mais no artigo especial!
.
O Programa de Integração Social (PIS) foi criado em setembro de 1970, buscando a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) foi instituído em dezembro do mesmo ano, para que os órgãos da administração pública pudessem contribuir com o fundo destinado aos servidores públicos. Em setembro de 1975, foi realizada a unificação dos dois fundos, criando o que conhecemos hoje como Fundo PIS-PASEP.
A contribuição do PIS/PASEP é devida pelas empresas, sendo paga mensalmente para sustentar o fundo responsável pelo pagamento do Seguro Desemprego e do abono anual. Existem três modalidades para que essa contribuição seja feita: sobre o Faturamento, Importação e Folha de Pagamento. Se a sua empresa faz parte do regime do Simples Nacional, o PIS/PASEP já está incluído na alíquota única do modelo.
.
Todas as pessoas jurídicas de direito privado, ou a elas equiparadas, têm a obrigação legal à modalidade de contribuição sobre o Faturamento. A alíquota cobrada para quem se enquadra nessa forma de tributação varia de 0,65% a 1,65% sobre a renda bruta da sua empresa ou folha de pagamento. Existem duas formas de contribuição: PIS cumulativo e PIS não cumulativo.
Até 2013, o ICMS e o Cofins-Importação eram considerados na base do PIS/PASEP-Importação. A partir daquele ano, o valor aduaneiro (custo, frete, seguro e THC) passou a corresponder ao cálculo da contribuição. As alíquotas desse modelo são:
Nessa modalidade, estão enquadradas as entidades sem fins lucrativos que possuam empregados. A base do PIS é o valor total da folha mensal de remuneração da empresa, com uma alíquota de 1%.
Para se fazer o cálculo, é necessário considerar o total dos rendimentos do trabalho assalariado: salário, comissões, gratificações, adicional de função, aviso prévio trabalhado, ajuda de custo, adicional noturno, adicional de férias, quinquênios, horas extras, 13º salário, repouso semanal remunerado e diárias superiores a 50% do salário.
.
Tempos de crise exigem decisões rápidas, inteligência estratégica e controle rigoroso sobre os custos operacionais.…
A taxação de compras internacionais ganhou força após a pandemia, uma vez que o aumento…
A sigla NCM, que significa Nomenclatura Comum do Mercosul, é um código utilizado para classificar…
A recente aprovação do projeto de regulamentação de reforma tributária pela Câmara dos Deputados tem…
A Reforma Tributária, promete transformar o cenário fiscal brasileiro, incluindo os bares, restaurantes e lanchonetes…
O ICMS-ST, sigla para Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços com Substituição Tributária, é…