Em frente às medidas de distanciamento social que visam conter a propagação do novo coronavírus, muitas empresas optaram por implementar regimes de home office, para que assim pudessem manter suas atividades dentro do maior nível de normalidade possível. No entanto, com a adoção do novo formato de trabalho surgiram novos desafios, principalmente relacionados à gestão à distância.
Longe do convívio diário com suas equipes, muitos gestores, líderes e empresários vêm enfrentando dificuldades para estabelecer uma boa comunicação e conservar o bom andamento das rotinas de trabalho. E mesmo que esses problemas sejam comuns e naturais a qualquer primeira experiência de trabalho à distância, não é possível ignorá-los ou esperar que simplesmente se dissipem. Existem ações bastante simples que podem ser aplicadas para melhorar o dia a dia de quem está em home office e garantir o bom desenvolvimento das tarefas da empresa, como um todo.
Para quem está acostumado apenas ao trabalho presencial, se adaptar ao regime de home office será bastante desafiador, sobretudo no que diz respeito à administração do tempo. Ao estar em casa, afinal, é muito fácil que as vidas profissional e pessoal se confundam, atrapalhando o cumprimento do expediente de diversas formas.
Enquanto alguns podem se sentir encorajados a não levar o trabalho tão à sério por estarem em casa, adotando uma postura mais relaxada e displicente, outros, por outro lado, podem se comprometer demais, abdicando de suas horas de repouso. E para que nenhuma dessas situações aconteça, é extremamente importante que se estabeleçam regras para nortear a equipe enquanto durar o período de home office.
O gestor pode definir, por exemplo, que a equipe o mantenha sempre atualizado sobre o que vem produzindo, mandando e-mails ao longo do dia ou enviando um relatório completo ao fim do expediente. Ainda, é possível restringir o cumprimento de horas extras, para evitar que o time fique sobrecarregado, e até mesmo utilizar aplicativos de ponto eletrônico para acompanhar o quanto cada funcionário têm trabalhado.
Mas, acima de tudo, é importante sempre considerar as particularidades da empresa e da equipe antes de criar novas regras. Uma gestão à distância, para ser eficiente, precisa levar em conta todos os detalhes que são relevantes e podem influenciar o sucesso do negócio.
Assim como acontece no trabalho presencial, para que o trabalho à distância dê certo é preciso que líderes e membros da equipe estejam comprometidos com suas metas e cientes de suas responsabilidades. É, portanto, imprescindível que se tracem objetivos e planos de ação bastante claros.
A empresa vai lançar um novo produto ou serviço para oferecer durante o período da crise? Todos os que estarão envolvidos no processo devem ser informados sobre o que precisa ser feito. Cabe ao gestor, então, delegar tarefas, estabelecer prazos e oferecer as instruções necessárias para que as atividades sejam cumpridas da melhor forma possível. Durante o home office, mais do que nunca, direcionamentos precisos serão fundamentais para garantir o sucesso do negócio.
Também é importante manter a equipe motivada; ressaltar o quanto a contribuição de cada um deles será importante para que a empresa venha a superar esse momento econômico tão delicado. De igual forma, incentivar a comunicação entre todos é essencial.
Com uma equipe engajada e em sintonia, a gestão à distância do trabalho se tornará muito mais simples.
Durante o período em que estiverem em home office, funcionários e gestores deverão aproveitar ao máximo aquilo que a tecnologia tem a oferecer.
Se a dificuldade enfrentada por uma equipe, uma empresa, for referente à comunicação, por exemplo, ferramentas como Skype, Hangouts, Whatsapp e Telegram podem ajudar muito. Por meio delas, será possível trocar mensagens, fazer ligações e até mesmo reuniões por chamadas de vídeo, o que tornará muito mais simples combinar um prazo, discutir um processo ou definir uma estratégia.
Além disso, nos casos em que os maiores problemas forem relacionados ao autogerenciamento de tempo e à administração das rotinas, a tecnologia também pode ser bastante útil. Por meio de ferramentas como o Trello, por exemplo, é possível definir e acompanhar tarefas e prazos, bem como integrar toda a equipe em campanhas e planejamentos.
E esses são apenas alguns exemplos de como a tecnologia pode facilitar a gestão do trabalho à distância. Existem várias outras ferramentas e aplicativos que podem ajudar os negócios a lidarem com os desafios do home office; basta apenas pesquisar e comparar as opções disponíveis para então encontrar aquelas que mais se adequam às necessidades da empresa.
.
PATEN é a sigla para Programa de Aceleração da Transição Energética, uma iniciativa do governo…
Tempos de crise exigem decisões rápidas, inteligência estratégica e controle rigoroso sobre os custos operacionais.…
A taxação de compras internacionais ganhou força após a pandemia, uma vez que o aumento…
A sigla NCM, que significa Nomenclatura Comum do Mercosul, é um código utilizado para classificar…
A recente aprovação do projeto de regulamentação de reforma tributária pela Câmara dos Deputados tem…
A Reforma Tributária, promete transformar o cenário fiscal brasileiro, incluindo os bares, restaurantes e lanchonetes…