News

TJ-SP suspende liminares que permitiam postergar tributos

Cinco liminares foram suspensas pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Elas foram concedidas em primeira instância e permitiam o adiamento do pagamento do ICMS e das prestações dos parcelamentos de débitos referentes ao imposto. Segundo o presidente do Tribunal, as medidas representavam risco de lesão à ordem pública. 

Em todo o país, diversas empresas têm buscado o Judiciário para prorrogar o pagamento do ICMS, além dos parcelamentos de débitos.

As empresas alegam que, por conta da quarentena de combate ao COVID-19, foram prejudicadas por estado de força maior. De acordo com elas, suas atividades foram reduzidas ou paralisadas completamente devido à calamidade pública. No entanto, o Estado afirma que as liminares de suspensão de pagamentos impactam diretamente na arrecadação e no plano estratégico do governo para enfrentar a crise.

O presidente do TJ ressalta que a intenção dos magistrados que proferiram as liminares foi boa, e lembra também que, porém, o momento exige calma. Já para a representante de uma das empresas prejudicadas pela suspensão das liminares, o prejuízo aos cofres do Estado será ainda maior em caso de falência das empresas.

É válido lembrar que as medidas iniciais não faziam vez ao não pagamento dos tributos, mas sim ao adiamento. De acordo com especialistas, o contribuinte não pode ser impedido de pedir ajuda ao Judiciário caso as medidas do governo se mostrem insuficientes — além disso, afirmam também que o estado tem como buscar outras fontes de recurso além da arrecadação do ICMS (que, hoje, é a principal origem dos recursos estaduais no país).

.

Quer se manter atualizado do que acontece no mundo tributário? Explore o nosso blog e descubra os melhores conteúdos fiscais e contábeis!

Tax Group

O Tax Group é uma das firmas líderes do mercado tributário no Brasil. Hoje somos mais de 250 profissionais em 163 escritórios espalhados por 22 Estados do Brasil, com alta especialização nas áreas fiscal, contábil e tributária. Nosso propósito é cuidar, empoderar e surpreender pessoas e organizações para construírem um mundo tributário melhor. O Tax Group é uma das marcas do Grupo Fiscal, empresa contábil, inscrita no CRC/RS sob n. 7538/O. Buscamos atuar sempre na vanguarda de mercado. Fomos os primeiros do Brasil a incorporar Inteligência Artificial em nossos processos de análise fiscal, através de robótica para captura de regras fiscais nos Diários Oficiais. Também fomos os primeiros e únicos a criar um Big Data Tributário composto por mais de 35 milhões de produtos e 5,5 milhões de regras fiscais, revolucionando o conceito de aplicação de regra tributária no Brasil e virando uma referência de mercado para mais de 4.200 clientes. Associando alta tecnologia à expertise de nossos contadores especializados, nós desenvolvemos soluções fiscais de extrema importância para todos os segmentos empresariais. Por meio de uma sistemática dinâmica, nós ampliamos os horizontes das áreas fiscal e tributária, apresentando nossas perspectivas únicas, modernas e disruptivas.

Recent Posts

O que é IVA e qual o seu impacto na economia do Brasil?

O IVA (ou Imposto sobre Valor Agregado) é a unificação de diversos impostos. Nesse modelo,…

12 horas ago

Reoneração da folha: entenda a retomada progressiva a partir de 2025

A reoneração da folha de pagamento será progressiva a partir de 2025, conforme anunciado pelo…

1 dia ago

ICMS MA 2024 – Tabela atualizada

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é bastante conhecido pelos empresários do Brasil.…

1 dia ago

Itens da Cesta Básica do RS voltam a ter benefícios fiscais

Foi anunciado, na manhã desta terça-feira (14), a volta dos benefícios fiscais a itens da…

2 dias ago

Como doar para o RS na hora de declarar o Imposto de Renda?

Qualquer contribuinte pode doar para o RS até 6% do seu imposto de renda devido…

3 dias ago

Restituição do Imposto de Renda é antecipada para vítimas das chuvas no RS

O governo federal anunciou a antecipação do calendário de restituição do Imposto de Renda (IR)…

3 dias ago