Tecnologia e Contabilidade são duas áreas que têm muito em comum. Apesar disso, ainda há muito receio dos profissionais em relação a essa união, que se mostra cada vez mais uma poderosa ferramenta no meio contábil.

.

Até pouco tempo atrás, a tecnologia era um campo desconhecido para muita gente. Mas rapidamente ela ganhou muita importância nas mais diversas áreas do conhecimento humano. E não poderia ser diferente na contabilidade.

Analisando a etimologia da palavra tecnologia, temos as palavras gregas téchne, que pode ser definida como “arte” ou “ofício” e logia, que significa “o estudo de algo”. Assim, podemos dizer que a tecnologia é o uso dos conhecimentos adquiridos para aprimorar uma tarefa ou resolver um problema.

E na contabilidade a tecnologia veio justamente para inovar e solucionar uma série de dificuldades dos profissionais da área. Apesar disso, ainda é vista com certo receio por muitos. 

Entretanto, a tecnologia é uma importante ferramenta para lidar com o dia a dia da profissão contábil. Há uma série de processos que podem ser auxiliados com a tecnologia, e isso pode beneficiar tanto as empresas quanto os contadores.

Mentalize a quantidade de tarefas que você faz durante o dia, pense também em quantas poderiam ser automatizadas. As vantagens do uso da tecnologia na contabilidade vão além disso, podendo abranger questões que não são possíveis de outra forma. Um exemplo é a questão tributária, com seu extenso número de normas. Com o avanço tecnológico, é possível reunir em um só lugar todas essas regras.

  • Neste artigo você vai ver:

A tecnologia na contabilidade

A tecnologia deixou de ser complementar aos processos contábeis e passou a ser imprescindível nessa área. Softwares e programas de automação são aliados das demonstrações e apurações, tornando as tarefas mais rápidas e evitando erros. Segundo dados do portal tributário, hoje temos 92 tributos em vigor no país. A estimativa é de que cada empresa siga mais de 3.790 normas.O resultado da soma de todos esses números é uma dificuldade enorme para as empresas lidarem com seus tributos. São muitas normas para ficar de olho e o menor erro pode ter um efeito catastrófico. Por isso, a tecnologia se torna uma grande aliada das empresas e dos profissionais contábeis.

A implementação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) é um exemplo de como a tecnologia pode facilitar a vida das empresas, assim como as iniciativas acessórias ao sistema, que permitem maior cruzamento de informações entre os órgãos e a identificação mais fácil de incoerências nas declarações.

Com os avanços tecnológicos, ficou mais fácil mitigar os temidos erros de quando se fala dos aspectos tributários. Assim, tais avanços representam também uma oportunidade para os profissionais que atuam diretamente na área.

.

.

Os profissionais contábeis

“É preciso estar claro que tarefas, como entender o cliente em suas necessidades; elaborar a política contábil de um empreendimento ou de instituições; e explorar dados e analisá-los cuidadosamente, de modo a transformá-los em planejamento, contribuindo para o desenvolvimento econômico, definitivamente não são e não serão atribuições de um robô” — disse o Conselho Federal de Contabilidade em matéria postada em 2019.

A previsão do CFC mostrou-se correta, com a tecnologia na contabilidade sendo já uma realidade em muitas empresas do Brasil. Assim, os profissionais contábeis não deixaram de existir, mas sim passaram — e ainda passam! — por uma transformação na forma de trabalhar, passando a agir muito mais como consultores.

Além disso, vem crescendo o número de escritórios contábeis que oferecem, em seu portfólio, soluções tecnológicas. Agora, os contadores estão assumindo o papel de protagonistas, comandando a tecnologia de forma estratégica para que ela responda de acordo com as necessidades de cada um.

.

.

Esperamos que este texto tenha te ajudado a desmistificar um pouco o uso da tecnologia na contabilidade. Ela veio para ficar e, cada vez mais, será um diferencial para qualquer profissional.

Se quiser saber mais sobre esse assunto, aproveite para conhecer o texto que fizemos sobre as 4 tecnologias que podem facilitar a sua vida no meio contábil