News

Varejista compensa débitos de previdência com créditos de PIS e Cofins

A Justiça Federal concedeu a uma rede de varejo de artigos esportivos a autorização do uso de créditos de PIS e Cofins oriundos da exclusão do ICMS da base de cálculo para a compensação de débitos previdenciários. 

A Lei nº 13.670/2018 viabilizou a chamada compensação cruzada, que é justamente a possibilidade de os contribuintes utilizarem créditos tributários para compensações previdenciárias. Entretanto, a Receita Federal alegava que não era possível, até a instituição do eSocial, a realização da operação.

Essa é a primeira decisão favorável referente a créditos anteriores ao eSocial. A liminar foi emitida pela 2ª Vara Cível Federal de São Paulo e pode ser usada como precedente para outras empresas tentarem o mesmo direito no Judiciário.

A juíza Rosana Ferri, responsável pela decisão, afirma que o reconhecimento de créditos oriundos de trânsito em julgado após a implantação do eSocial está de acordo com as limitações da norma.

Entretanto, é importante ressaltar que há também decisões com o entendimento contrário no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). Em novembro de 2020, a 2ª Turma do TRF negou agravo para uma empresa de transporte coletivo que solicitava a compensação de créditos anteriores ao eSocial.

Para esclarecer eventuais dúvidas sobre esse acontecimento, entre em contato conosco. Estamos à sua disposição.

.

Fonte de referência: Jornal Valor Econômico

Tax Group

O Tax Group é uma das firmas líderes do mercado tributário no Brasil. Hoje somos mais de 250 profissionais em 163 escritórios espalhados por 22 Estados do Brasil, com alta especialização nas áreas fiscal, contábil e tributária. Nosso propósito é cuidar, empoderar e surpreender pessoas e organizações para construírem um mundo tributário melhor. O Tax Group é uma das marcas do Grupo Fiscal, empresa contábil, inscrita no CRC/RS sob n. 7538/O. Buscamos atuar sempre na vanguarda de mercado. Fomos os primeiros do Brasil a incorporar Inteligência Artificial em nossos processos de análise fiscal, através de robótica para captura de regras fiscais nos Diários Oficiais. Também fomos os primeiros e únicos a criar um Big Data Tributário composto por mais de 35 milhões de produtos e 5,5 milhões de regras fiscais, revolucionando o conceito de aplicação de regra tributária no Brasil e virando uma referência de mercado para mais de 4.200 clientes. Associando alta tecnologia à expertise de nossos contadores especializados, nós desenvolvemos soluções fiscais de extrema importância para todos os segmentos empresariais. Por meio de uma sistemática dinâmica, nós ampliamos os horizontes das áreas fiscal e tributária, apresentando nossas perspectivas únicas, modernas e disruptivas.

Recent Posts

Impactos da Reforma Tributária no Setor Supermercadista: saiba os principais pontos

Diante da regulamentação da reforma tributária, o Setor Supermercadista deve sofrer grandes impactos, especialmente em…

4 dias ago

Reforma Tributária: como fica o Setor de Serviços

A Reforma Tributária terá diversos impactos nas empresas do Setor de Serviços, dependendo do nicho…

4 dias ago

O que é SAF e por que os clubes de futebol estão adotando?

SAF é a sigla para Sociedade Anônima de Futebol, que foi criada a partir da…

5 dias ago

Imposto CBS: o que é e como funciona

O novo imposto CBS (Contribuição Sobre Bens Serviços) é um dos principais pontos  da Reforma…

6 dias ago

Entenda o IBS: saiba como vai funcionar o novo imposto

Com o início da regulamentação a Reforma Tributária, o Brasil testemunha uma transformação significativa no…

6 dias ago

Fato ou Fake da Reforma Tributária: todos terão direito a cashback?

O texto da reforma tributária, regulamentado a partir do Projeto de Lei Complementar, representa o…

6 dias ago