News

Taxas de cartões de crédito e débito incidem em PIS e Cofins

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria de votos, que os valores pagos pelos contribuintes a administradoras de cartões de crédito e débito integram a base de cálculo do PIS e da Cofins. O entendimento foi proferido no julgamento do RE 1049811, encerrado no dia 04 de setembro.

Para a Corte, o montante retido como comissão compõe a receita bruta das empresas — mesmo que esse valor seja repassado para a administradora dos cartões. Assim, os tributos que incidem sobre a receita bruta devem considerar, em suas bases de cálculo, a quantia referente a essa comissão.

A decisão evita uma perda de R$ 1,88 bilhão por ano para a União. Caso o entendimento fosse favorável aos contribuintes, a perda poderia ser de até R$ 8,66 bilhões em cinco anos. 

De acordo com o parecer da Procuradoria-Geral da República, que embasou os votos da Suprema Corte, a taxa cobrada pelas empresas de cartões de crédito e débito é incluída no valor pago pelo cliente ao adquirir o produto ou serviço. Com esse repasse, a PGR entende que a comissão faz parte da receita bruta da empresa.

.

Para melhor entender as implicações dessa decisão na realidade tributária do seu negócio, entre em contato conosco. Estamos à sua disposição.

.

Fonte de referência: Jornal JOTA

Tax Group

O Tax Group é uma das firmas líderes do mercado tributário no Brasil. Hoje somos mais de 250 profissionais em 163 escritórios espalhados por 22 Estados do Brasil, com alta especialização nas áreas fiscal, contábil e tributária. Nosso propósito é cuidar, empoderar e surpreender pessoas e organizações para construírem um mundo tributário melhor. O Tax Group é uma das marcas do Grupo Fiscal, empresa contábil, inscrita no CRC/RS sob n. 7538/O. Buscamos atuar sempre na vanguarda de mercado. Fomos os primeiros do Brasil a incorporar Inteligência Artificial em nossos processos de análise fiscal, através de robótica para captura de regras fiscais nos Diários Oficiais. Também fomos os primeiros e únicos a criar um Big Data Tributário composto por mais de 35 milhões de produtos e 5,5 milhões de regras fiscais, revolucionando o conceito de aplicação de regra tributária no Brasil e virando uma referência de mercado para mais de 4.200 clientes. Associando alta tecnologia à expertise de nossos contadores especializados, nós desenvolvemos soluções fiscais de extrema importância para todos os segmentos empresariais. Por meio de uma sistemática dinâmica, nós ampliamos os horizontes das áreas fiscal e tributária, apresentando nossas perspectivas únicas, modernas e disruptivas.

Recent Posts

Tributário em tempos de crise: como a gestão pode fortalecer sua empresa

Tempos de crise exigem decisões rápidas, inteligência estratégica e controle rigoroso sobre os custos operacionais.…

1 dia ago

Taxação de compras internacionais: como está o cenário atual?

A taxação de compras internacionais ganhou força após a pandemia, uma vez que o aumento…

1 dia ago

NCM: irregularidades na hora de classificar produtos

A sigla NCM, que significa Nomenclatura Comum do Mercosul, é um código utilizado para classificar…

2 dias ago

Reforma Tributária no Mercado Imobiliário: o que você precisa saber

A recente aprovação do projeto de regulamentação de reforma tributária pela Câmara dos Deputados tem…

3 dias ago

Impactos da Reforma Tributária em Bares e Restaurantes: o que muda?

A Reforma Tributária, promete transformar o cenário fiscal brasileiro, incluindo os bares, restaurantes e lanchonetes…

6 dias ago

ICMS-ST: o que é a Substituição Tributária no ICMS?

O ICMS-ST, sigla para Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços com Substituição Tributária, é…

1 semana ago