News

STF decide sobre incidência de IPI na revenda de produtos importados

O julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a incidência de IPI na revenda de produtos importados foi encerrado na última sexta-feira, 21 de agosto, com placar favorável à União. Os magistrados da Corte entenderam que não há bitributação no caso em questão. 

Para o relator, ministro Marco Aurélio, a cobrança deveria ser derrubada. No entanto, o entendimento de que a incidência do tributo não fere o princípio da isonomia prevaleceu no STF.

O RE 946648, julgado com repercussão geral reconhecida, discutia se era constitucional ou não realizar a cobrança do IPI sobre produtos importados para revenda em dois momentos diferentes — uma vez a entrada da mercadoria no país e outra na venda. Para o ministro Alexandre de Moraes, que votou a favor da cobrança, as duas operações configuram fatos geradores distintos, mesmo que realizadas pelo mesmo contribuinte.

O entendimento do STF também preserva a competitividade do mercado nacional, uma vez que a mercadoria importada, caso não incidisse IPI sobre a revenda, teria vantagem de preço. 

Fonte de Referência: Valor Econômico

.

Fique por dentro do que acontece no mundo tributário! Assine nosso newsletter e tenha acesso aos melhores conteúdos fiscais diretamente em seu e-mail!

Tax Group

O Tax Group é uma das firmas líderes do mercado tributário no Brasil. Hoje somos mais de 250 profissionais em 163 escritórios espalhados por 22 Estados do Brasil, com alta especialização nas áreas fiscal, contábil e tributária. Nosso propósito é cuidar, empoderar e surpreender pessoas e organizações para construírem um mundo tributário melhor. O Tax Group é uma das marcas do Grupo Fiscal, empresa contábil, inscrita no CRC/RS sob n. 7538/O. Buscamos atuar sempre na vanguarda de mercado. Fomos os primeiros do Brasil a incorporar Inteligência Artificial em nossos processos de análise fiscal, através de robótica para captura de regras fiscais nos Diários Oficiais. Também fomos os primeiros e únicos a criar um Big Data Tributário composto por mais de 35 milhões de produtos e 5,5 milhões de regras fiscais, revolucionando o conceito de aplicação de regra tributária no Brasil e virando uma referência de mercado para mais de 4.200 clientes. Associando alta tecnologia à expertise de nossos contadores especializados, nós desenvolvemos soluções fiscais de extrema importância para todos os segmentos empresariais. Por meio de uma sistemática dinâmica, nós ampliamos os horizontes das áreas fiscal e tributária, apresentando nossas perspectivas únicas, modernas e disruptivas.

Recent Posts

Imposto CBS: o que é e como funciona

O novo imposto CBS (Contribuição Sobre Bens Serviços) é um dos principais pontos  da Reforma…

1 dia ago

Entenda o IBS: saiba como vai funcionar o novo imposto

Com o início da regulamentação a Reforma Tributária, o Brasil testemunha uma transformação significativa no…

2 dias ago

Fato ou Fake da Reforma Tributária: todos terão direito a cashback?

O texto da reforma tributária, regulamentado a partir do Projeto de Lei Complementar, representa o…

2 dias ago

ITCMD na Reforma Tributária: as mudanças e os impactos nos Estados

A Reforma Tributária está trazendo mudanças significativas na cobrança do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis…

2 dias ago

Reforma Tributária 2024: principais pontos e o que falta para entrar em vigor

A Reforma Tributária seguirá como uma das principais pautas em 2024. Mesmo após a sua…

2 dias ago

Lucro Presumido – o que é, vantagens e taxas

O Lucro Presumido é um tipo de regime tributário. Os regimes tributários consistem em conjuntos…

3 dias ago