News

PGFN estuda novo parcelamento de débitos para contribuintes

Uma nova portaria para a negociação entre a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e os devedores inscritos na dívida ativa está sendo editada. A norma deve ser publicada ainda em junho, a fim de que os contribuintes possam aderir ao parcelamento a partir de julho.

Diferentemente da portaria 9.924, disponibilizada em abril, nessa haverá um desconto sobre multas e juros, além de uma possibilidade de parcelamento mais ampla. Totalizando os acordos realizado anteriormente, a PGFN possui um total de R$ 7 bilhões a receber.

A tendência é que o novo parcelamento tenha os mesmos moldes do anterior, com 1% do valor total como entrada, parcelado em até 12 meses, e 100% de desconto em multas e juros. O fluxo de caixa de 2020 e de 2019 será comparado para garantir que apenas os contribuintes afetados pela crise participem — incluindo aqueles com débitos irrecuperáveis.

No total, poderão ser realizadas até 84 prestações, incluindo as 12 de entrada, para empresas no geral. Já para pessoas físicas, micro e pequenas empresas, sociedades cooperativas, instituições de ensino e outras organizações da sociedade civil, são autorizadas até 145 parcelas. Empresas do Simples Nacional não se enquadram no parcelamento.

Segundo o coordenador-geral de estratégia de recuperação de créditos da PGFN, o desconto será proporcional à queda do faturamento da empresa relação ao ano anterior.

.

Fique por dentro do que acontece no mundo tributário! Assine nosso newsletter e tenha acesso aos melhores conteúdos fiscais diretamente em seu e-mail!

Tax Group

O Tax Group é uma das firmas líderes do mercado tributário no Brasil. Hoje somos mais de 250 profissionais em 163 escritórios espalhados por 22 Estados do Brasil, com alta especialização nas áreas fiscal, contábil e tributária. Nosso propósito é cuidar, empoderar e surpreender pessoas e organizações para construírem um mundo tributário melhor. O Tax Group é uma das marcas do Grupo Fiscal, empresa contábil, inscrita no CRC/RS sob n. 7538/O. Buscamos atuar sempre na vanguarda de mercado. Fomos os primeiros do Brasil a incorporar Inteligência Artificial em nossos processos de análise fiscal, através de robótica para captura de regras fiscais nos Diários Oficiais. Também fomos os primeiros e únicos a criar um Big Data Tributário composto por mais de 35 milhões de produtos e 5,5 milhões de regras fiscais, revolucionando o conceito de aplicação de regra tributária no Brasil e virando uma referência de mercado para mais de 4.200 clientes. Associando alta tecnologia à expertise de nossos contadores especializados, nós desenvolvemos soluções fiscais de extrema importância para todos os segmentos empresariais. Por meio de uma sistemática dinâmica, nós ampliamos os horizontes das áreas fiscal e tributária, apresentando nossas perspectivas únicas, modernas e disruptivas.

Recent Posts

Paten: entenda tudo sobre o Programa de Transição Energética

PATEN é a sigla para Programa de Aceleração da Transição Energética, uma iniciativa do governo…

1 dia ago

Tributário em tempos de crise: como a gestão pode fortalecer sua empresa

Tempos de crise exigem decisões rápidas, inteligência estratégica e controle rigoroso sobre os custos operacionais.…

3 dias ago

Taxação de compras internacionais: como está o cenário atual?

A taxação de compras internacionais ganhou força após a pandemia, uma vez que o aumento…

3 dias ago

NCM: irregularidades na hora de classificar produtos

A sigla NCM, que significa Nomenclatura Comum do Mercosul, é um código utilizado para classificar…

4 dias ago

Reforma Tributária no Mercado Imobiliário: o que você precisa saber

A recente aprovação do projeto de regulamentação de reforma tributária pela Câmara dos Deputados tem…

5 dias ago

Impactos da Reforma Tributária em Bares e Restaurantes: o que muda?

A Reforma Tributária, promete transformar o cenário fiscal brasileiro, incluindo os bares, restaurantes e lanchonetes…

1 semana ago