News

Para Carf, denúncia espontânea não contempla compensação de tributos

Conforme entendimento do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), a denúncia espontânea é válida apenas para extinção de crédito tributário realizada mediante pagamento — ou seja, não permitindo extensão à declaração de compensação de tributos. 

A denúncia espontânea, também conhecida como ‘confissão espontânea’ ou ‘autodenúncia’, está prevista no artigo 138 do Código Tributário Nacional. O ato faz menção à possibilidade de confessar determinadas infrações tributárias e realizar o pagamento do débito em questão sem a cobrança de multas.

A decisão acerca do assunto contradiz o posicionamento adotado em janeiro deste ano, quando o Carf afirmou que a compensação de tributos com créditos provenientes de outro tributo configura denúncia espontânea. Dessa forma, não seria permitida cobrança de multas contra o contribuinte. Entretanto, no dia 14 de julho, a última instância do Conselho proferiu a não contemplação.

No caso em questão, uma empresa de fabricação e montagem de estruturas metálicas apresentou a declaração de uma compensação que indicou como crédito o saldo negativo de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica com o objetivo de compensar débitos de PIS e Cofins. Entretanto, o órgão fiscalizador aplicou uma multa por não visualizar a denúncia espontânea. 

Conforme a justificativa da Fazenda, é previsto em lei que apenas o pagamento de valores em espécie possibilita a exclusão da responsabilidade da infração. Dessa forma, não é possível realizar a quitação por meio de compensação, e nem afastar as multas consequentes. 

Bruna Fonseca

Jornalista e produtora de conteúdo do Tax Group | Inscrita sobre o MTb 0019319/RS. Bacharel em Jornalismo e pós-graduada em Marketing pelo Centro Universitário Ritter dos Reis. Especialista em redes sociais e criação textual.

Recent Posts

Impactos da Reforma Tributária no Setor Supermercadista: saiba os principais pontos

Diante da regulamentação da reforma tributária, o Setor Supermercadista deve sofrer grandes impactos, especialmente em…

3 dias ago

Reforma Tributária: como fica o Setor de Serviços

A Reforma Tributária terá diversos impactos nas empresas do Setor de Serviços, dependendo do nicho…

3 dias ago

O que é SAF e por que os clubes de futebol estão adotando?

SAF é a sigla para Sociedade Anônima de Futebol, que foi criada a partir da…

4 dias ago

Imposto CBS: o que é e como funciona

O novo imposto CBS (Contribuição Sobre Bens Serviços) é um dos principais pontos  da Reforma…

5 dias ago

Entenda o IBS: saiba como vai funcionar o novo imposto

Com o início da regulamentação a Reforma Tributária, o Brasil testemunha uma transformação significativa no…

5 dias ago

Fato ou Fake da Reforma Tributária: todos terão direito a cashback?

O texto da reforma tributária, regulamentado a partir do Projeto de Lei Complementar, representa o…

5 dias ago