News

Modulação de efeitos tem sido mais proposta durante a pandemia

A chamada modulação de efeitos vem sendo proposta com mais frequência durante o período de pandemia. Ela impede que as decisões tomadas pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sejam aplicadas de forma retroativa.

Ao todo, a medida foi adotada em três casos que já foram encerrados e proposta em mais três que estão em andamento. Desde que a modulação de efeitos passou a ser aceita nos recursos extraordinários, em 2006, foi adotada apenas cinco vezes.

A modulação de efeitos é a possibilidade de se limitar a eficácia das decisões do STF ao longo do tempo. Isso quer dizer que não é possível aplicar os seus efeitos para os cinco anos anteriores ao julgamento. Entretanto, as ações que estão correndo ao mesmo tempo que o caso também podem ser impedidas de aplicar os efeitos da decisão.

A preocupação dos contribuintes com esse aumento reside no fato de os casos ainda não finalizados envolverem a cobrança de tributos. Caso a modulação seja adotada, pode afetar casos como o que trata do ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) sobre doações e heranças de bens localizados no exterior e o da Difal (Diferencial de Alíquotas) em vendas de comércio eletrônico.

Para esclarecer eventuais dúvidas sobre esse acontecimento, entre em contato conosco. Estamos à sua disposição.

.

Fonte de referência: Jornal Valor Econômico

Tax Group

O Tax Group é uma das firmas líderes do mercado tributário no Brasil. Hoje somos mais de 250 profissionais em 163 escritórios espalhados por 22 Estados do Brasil, com alta especialização nas áreas fiscal, contábil e tributária. Nosso propósito é cuidar, empoderar e surpreender pessoas e organizações para construírem um mundo tributário melhor. O Tax Group é uma das marcas do Grupo Fiscal, empresa contábil, inscrita no CRC/RS sob n. 7538/O. Buscamos atuar sempre na vanguarda de mercado. Fomos os primeiros do Brasil a incorporar Inteligência Artificial em nossos processos de análise fiscal, através de robótica para captura de regras fiscais nos Diários Oficiais. Também fomos os primeiros e únicos a criar um Big Data Tributário composto por mais de 35 milhões de produtos e 5,5 milhões de regras fiscais, revolucionando o conceito de aplicação de regra tributária no Brasil e virando uma referência de mercado para mais de 4.200 clientes. Associando alta tecnologia à expertise de nossos contadores especializados, nós desenvolvemos soluções fiscais de extrema importância para todos os segmentos empresariais. Por meio de uma sistemática dinâmica, nós ampliamos os horizontes das áreas fiscal e tributária, apresentando nossas perspectivas únicas, modernas e disruptivas.

Recent Posts

Taxa Selic: o que é, para que serve e como ela impacta sua vida

A Taxa Selic é um dos termos mais frequentes quando se fala em economia no…

1 dia ago

Dividendos: guia completo sobre tributação, conceito e societário

Os dividendos são uma das formas mais tradicionais de remuneração de sócios e acionistas em…

4 dias ago

Compras internacionais e os Correios: impacto da taxa das blusinhas

Compras internacionais e os Correios tornaram-se tema recorrente após a implementação da chamada “taxa das…

5 dias ago

Regulamentação da Reforma Tributária: entenda as mudanças com a LC 214/2025

Regulamentação da reforma tributária sempre figurou como uma das maiores demandas do sistema fiscal brasileiro,…

5 dias ago

Benefícios fiscais: quais os impactos da reforma no agronegócio?

A extinção dos benefícios fiscais para os setores do mercado é uma das diretrizes centrais…

6 dias ago

Tributação das Bets no Brasil: regras, desafios e as Bets regulamentadas

O mercado de apostas online, também conhecido como "bets", está em pleno crescimento no Brasil.…

1 semana ago