News

Julgamentos sobre ICMS são pautados na Suprema Corte

Atualmente em recesso forense, o Supremo Tribunal Federal voltará às suas atividades regulares na próxima semana, já com grandes julgamentos em pauta. É o caso da discussão acerca da possibilidade de aproveitamento de créditos de ICMS ser restringida por lei complementar.

A matéria, cuja conclusão é bastante aguardada pelos contribuintes, será analisada por meio do Recurso Especial 601.967, o qual questiona a validade da aplicação da Lei Complementar nº 122/2006, responsável por fixar data para a tomada de crédito sobre os itens tributados pelo ICMS. Pela norma, os contribuintes só poderiam aproveitar tais créditos a partir de 2011. No entanto, a promulgação de outros dispositivos legais ao longo dos anos postergou a autorização. Hoje, a Lei Complementar nº 171/2019 define que ela será aplicada apenas a partir de 2033. 

Ainda, outro processo pautado na Corte também tratará do ICMS, mais precisamente de sua cobrança antecipada por parte dos Estados. Analisando o tema por meio do Recurso Especial 598.677, o STF deverá verificar a validade de tal prática, bem como a possibilidade de sua definição por decreto. 

Sobre a cobrança antecipada, esta ocorre quando um contribuinte adquire mercadoria em outro estado para revenda e é obrigado a recolher o ICMS no momento da entrada do produto em seu território, não no momento da efetiva comercialização.

O julgamento de ambos os casos acontecerá no dia 7 de agosto, em plenário virtual. 

.

Fique por dentro do que acontece no mundo tributário! Assine nosso newsletter e tenha acesso aos melhores conteúdos fiscais diretamente em seu e-mail!

Tax Group

O Tax Group é uma das firmas líderes do mercado tributário no Brasil. Hoje somos mais de 250 profissionais em 163 escritórios espalhados por 22 Estados do Brasil, com alta especialização nas áreas fiscal, contábil e tributária. Nosso propósito é cuidar, empoderar e surpreender pessoas e organizações para construírem um mundo tributário melhor. O Tax Group é uma das marcas do Grupo Fiscal, empresa contábil, inscrita no CRC/RS sob n. 7538/O. Buscamos atuar sempre na vanguarda de mercado. Fomos os primeiros do Brasil a incorporar Inteligência Artificial em nossos processos de análise fiscal, através de robótica para captura de regras fiscais nos Diários Oficiais. Também fomos os primeiros e únicos a criar um Big Data Tributário composto por mais de 35 milhões de produtos e 5,5 milhões de regras fiscais, revolucionando o conceito de aplicação de regra tributária no Brasil e virando uma referência de mercado para mais de 4.200 clientes. Associando alta tecnologia à expertise de nossos contadores especializados, nós desenvolvemos soluções fiscais de extrema importância para todos os segmentos empresariais. Por meio de uma sistemática dinâmica, nós ampliamos os horizontes das áreas fiscal e tributária, apresentando nossas perspectivas únicas, modernas e disruptivas.

Recent Posts

O que é IVA e qual o seu impacto na economia do Brasil?

O IVA (ou Imposto sobre Valor Agregado) é a unificação de diversos impostos. Nesse modelo,…

17 horas ago

Reoneração da folha: entenda a retomada progressiva a partir de 2025

A reoneração da folha de pagamento será progressiva a partir de 2025, conforme anunciado pelo…

1 dia ago

ICMS MA 2024 – Tabela atualizada

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é bastante conhecido pelos empresários do Brasil.…

2 dias ago

Itens da Cesta Básica do RS voltam a ter benefícios fiscais

Foi anunciado, na manhã desta terça-feira (14), a volta dos benefícios fiscais a itens da…

2 dias ago

Como doar para o RS na hora de declarar o Imposto de Renda?

Qualquer contribuinte pode doar para o RS até 6% do seu imposto de renda devido…

3 dias ago

Restituição do Imposto de Renda é antecipada para vítimas das chuvas no RS

O governo federal anunciou a antecipação do calendário de restituição do Imposto de Renda (IR)…

3 dias ago