News

Gastos com materiais de construção não podem ser deduzidos de IRPJ

Na última terça-feira, dia 17 de novembro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que uma empresa do setor de construção civil inserida na sistemática do Lucro Presumido não pode deduzir das bases de cálculo do IRPJ e CSLL os custos arcados pelo tomador de serviço com materiais. A votação foi unânime.

A discussão se dava em torno da dúvida sobre os gastos representarem um reembolso ou de fato serem componentes da receita bruta do contribuinte. No primeiro caso, as despesas  da empresa referem-se a valores recebidos e posteriormente utilizados para a compra de materiais de construção. Assim, seria possível excluir esses valores da base de cálculo do IRPJ e da CSLL. Já no último caso, por comporem parte da receita, não existiria a possibilidade da exclusão de valores.

No entendimento da ministra Regina Helena Costa, que havia apresentado pedido de vista no primeiro julgamento, em setembro, “os pagamentos realizados pelo contratante pelos materiais empregados na obra, ainda que a título de reembolso, se referem na essência à atividade desenvolvida para concepção do objeto social da empresa recorrente”. Assim, os pagamentos dos materiais de construção devem compor a receita bruta da empresa, não sendo possível, dessa forma, realizar a exclusão destes valores da base de cálculo do IRPJ e CSLL.

Para esclarecer eventuais dúvidas sobre esse acontecimento, entre em contato conosco. Estamos à sua disposição.

.

Fonte de referência: Jornal JOTA

Tax Group

O Tax Group é uma das firmas líderes do mercado tributário no Brasil. Hoje somos mais de 250 profissionais em 163 escritórios espalhados por 22 Estados do Brasil, com alta especialização nas áreas fiscal, contábil e tributária. Nosso propósito é cuidar, empoderar e surpreender pessoas e organizações para construírem um mundo tributário melhor. O Tax Group é uma das marcas do Grupo Fiscal, empresa contábil, inscrita no CRC/RS sob n. 7538/O. Buscamos atuar sempre na vanguarda de mercado. Fomos os primeiros do Brasil a incorporar Inteligência Artificial em nossos processos de análise fiscal, através de robótica para captura de regras fiscais nos Diários Oficiais. Também fomos os primeiros e únicos a criar um Big Data Tributário composto por mais de 35 milhões de produtos e 5,5 milhões de regras fiscais, revolucionando o conceito de aplicação de regra tributária no Brasil e virando uma referência de mercado para mais de 4.200 clientes. Associando alta tecnologia à expertise de nossos contadores especializados, nós desenvolvemos soluções fiscais de extrema importância para todos os segmentos empresariais. Por meio de uma sistemática dinâmica, nós ampliamos os horizontes das áreas fiscal e tributária, apresentando nossas perspectivas únicas, modernas e disruptivas.

Recent Posts

Tabela ICMS 2024: Fique por dentro das alíquotas estaduais atualizadas

Confira a Tabela ICMS 2024 atualizada e faça com que sua empresa permaneça em conformidade…

21 horas ago

Reforma Tributária aprovada — entenda os principais pontos

A Reforma Tributária aprovada no Congresso no começo de dezembro de 2023, promulgada no dia…

24 horas ago

O que é IVA e qual o seu impacto na economia do Brasil?

O IVA (ou Imposto sobre Valor Agregado) é a unificação de diversos impostos. Nesse modelo,…

2 dias ago

Reoneração da folha: entenda a retomada progressiva a partir de 2025

A reoneração da folha de pagamento será progressiva a partir de 2025, conforme anunciado pelo…

3 dias ago

ICMS MA 2024 – Tabela atualizada

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é bastante conhecido pelos empresários do Brasil.…

3 dias ago

Itens da Cesta Básica do RS voltam a ter benefícios fiscais

Foi anunciado, na manhã desta terça-feira (14), a volta dos benefícios fiscais a itens da…

4 dias ago