News

Exclusão de ISS da base do PIS/Cofins não conta para retenção, diz Cosit

Por meio da Solução de Consulta nº 36, editada pela Coordenação-Geral de Tributação (Cosit), a Receita Federal orientou que empresas que contratam prestadores de serviços que possuam decisão judicial para excluir o ISS da base de cálculo do PIS e da Cofins devem recolher integralmente as contribuições, sem deduzir a parcela correspondente.

A consulta foi formulada por uma empresa prestadora de serviços contábeis, financeiros e de suporte de TI. Como ela possui decisão judicial para excluir o ISS da base de cálculo do PIS e da Cofins, queria saber se isso estendia-se à retenção na fonte. Isso porque alguns prestadores de serviços são obrigados pela Lei nº 10.833/2003 e pelo Decreto 3.000 a reter em guia única o valor referente ao PIS, Cofins e CSLL, com alíquota de 4,65% sobre o valor da nota fiscal.

A Receita Federal orientou de forma negativa a dúvida da empresa, entendendo que a retenção é norma que tem força própria. Ou seja, para que a decisão judicial tenha efeito sobre ela, é preciso que isso esteja estritamente especificado no corpo da decisão.

A Cosit afirma que, analisando-se o provimento judicial obtido pela consulente, não se verifica a discussão sobre a interpretação do artigo 30 da Lei nº 10.833, de 2003. Dessa forma, tendo em vista o comando legal, não é possível ao contribuinte excluir qualquer parcela do valor bruto da nota referente à retenção, nos termos do artigo 2º da IN RFB nº 459, de 2004”

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco. Estamos à sua disposição.

.

Fonte de referência: Valor Econômico

Tax Group

O Tax Group é uma das firmas líderes do mercado tributário no Brasil. Hoje somos mais de 250 profissionais em 163 escritórios espalhados por 22 Estados do Brasil, com alta especialização nas áreas fiscal, contábil e tributária. Nosso propósito é cuidar, empoderar e surpreender pessoas e organizações para construírem um mundo tributário melhor. O Tax Group é uma das marcas do Grupo Fiscal, empresa contábil, inscrita no CRC/RS sob n. 7538/O. Buscamos atuar sempre na vanguarda de mercado. Fomos os primeiros do Brasil a incorporar Inteligência Artificial em nossos processos de análise fiscal, através de robótica para captura de regras fiscais nos Diários Oficiais. Também fomos os primeiros e únicos a criar um Big Data Tributário composto por mais de 35 milhões de produtos e 5,5 milhões de regras fiscais, revolucionando o conceito de aplicação de regra tributária no Brasil e virando uma referência de mercado para mais de 4.200 clientes. Associando alta tecnologia à expertise de nossos contadores especializados, nós desenvolvemos soluções fiscais de extrema importância para todos os segmentos empresariais. Por meio de uma sistemática dinâmica, nós ampliamos os horizontes das áreas fiscal e tributária, apresentando nossas perspectivas únicas, modernas e disruptivas.

Recent Posts

Reforma Tributária 2024: principais pontos e o que falta para entrar em vigor

A Reforma Tributária seguirá como uma das principais pautas em 2024. Mesmo após a sua…

2 horas ago

Fato ou Fake da Reforma Tributária: todos terão direito a cashback?

O texto da reforma tributária, regulamentado a partir do Projeto de Lei Complementar, representa o…

2 horas ago

ITCMD na Reforma Tributária: as mudanças e os impactos nos Estados

A Reforma Tributária está trazendo mudanças significativas na cobrança do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis…

3 horas ago

Lucro Presumido – o que é, vantagens e taxas

O Lucro Presumido é um tipo de regime tributário. Os regimes tributários consistem em conjuntos…

22 horas ago

ICMS MS 2024 – Tabela atualizada

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é bastante conhecido pelos empresários do Brasil.…

22 horas ago

Calendário Tributário 2024: suas obrigações em dia!

Sabemos que o planejamento é uma das etapas mais importantes para que uma empresa possa…

23 horas ago