News

Coronavírus: governo estuda adiar recolhimento de impostos

O governo estuda permitir o adiamento do pagamento de tributos federais durante o período em que durar o impacto do coronavírus no país. A medida deve durar de dois a três meses e pretende dar liquidez às empresas impactadas economicamente pelo surto global da doença.

Entretanto, mesmo com a postergação do recolhimento dos valores, o pagamento deverá ser realizado ainda em 2020, para não haver prejuízo no orçamento.

A medida ainda está em estudo pelo Ministério da Economia como parte de um plano de ações para o combate aos efeitos econômicos do coronavírus, propostas por um grupo coordenado pelo secretário executivo da pasta, Marcelo Guaranys, ao ministro da Economia, Paulo Guedes. Até agora, cinco ações já foram anunciadas.

No entanto, o adiamento do pagamento de tributos não deve ser anunciado no dia de hoje, data na nova reunião do grupo especial. Isso se dá em função da decisão ainda não estar madura. É preciso, por exemplo, decidir se a medida será para todas as empresas ou apenas para as que forem mais prejudicadas. 

Para essa semana, Guaranys espera ter um panorama mais claro sobre como os diferentes setores da economia são impactados pela crise mundial. O mapeamento é importante para definir, por exemplo, se é necessário cortar o PIS-Cofins sobre o querosene de aviação, para aliviar as companhias aéreas.

A preocupação com os impactos do coronavírus na economia é devida ao fato de diversos setores serem diretamente afetados pelas medidas preventivas. A recomendação para evitar grandes aglomerações, por exemplo, surte efeitos nas indústrias com grandes linhas de montagem. Já o cuidado com a chegada de estrangeiros pode afetar diversos segmentos, como o turismo e o transporte.

Durante a próxima semana, mais medidas de prevenção econômica devem ser anunciadas pelo governo federal.

.

Fique por dentro do que acontece no mundo tributário! Assine nosso newsletter e tenha acesso aos melhores conteúdos fiscais diretamente em seu e-mail!

Tax Group

O Tax Group é uma das firmas líderes do mercado tributário no Brasil. Hoje somos mais de 250 profissionais em 163 escritórios espalhados por 22 Estados do Brasil, com alta especialização nas áreas fiscal, contábil e tributária. Nosso propósito é cuidar, empoderar e surpreender pessoas e organizações para construírem um mundo tributário melhor. O Tax Group é uma das marcas do Grupo Fiscal, empresa contábil, inscrita no CRC/RS sob n. 7538/O. Buscamos atuar sempre na vanguarda de mercado. Fomos os primeiros do Brasil a incorporar Inteligência Artificial em nossos processos de análise fiscal, através de robótica para captura de regras fiscais nos Diários Oficiais. Também fomos os primeiros e únicos a criar um Big Data Tributário composto por mais de 35 milhões de produtos e 5,5 milhões de regras fiscais, revolucionando o conceito de aplicação de regra tributária no Brasil e virando uma referência de mercado para mais de 4.200 clientes. Associando alta tecnologia à expertise de nossos contadores especializados, nós desenvolvemos soluções fiscais de extrema importância para todos os segmentos empresariais. Por meio de uma sistemática dinâmica, nós ampliamos os horizontes das áreas fiscal e tributária, apresentando nossas perspectivas únicas, modernas e disruptivas.

Recent Posts

Tributário em tempos de crise: como a gestão pode fortalecer sua empresa

Tempos de crise exigem decisões rápidas, inteligência estratégica e controle rigoroso sobre os custos operacionais.…

2 dias ago

Taxação de compras internacionais: como está o cenário atual?

A taxação de compras internacionais ganhou força após a pandemia, uma vez que o aumento…

2 dias ago

NCM: irregularidades na hora de classificar produtos

A sigla NCM, que significa Nomenclatura Comum do Mercosul, é um código utilizado para classificar…

2 dias ago

Reforma Tributária no Mercado Imobiliário: o que você precisa saber

A recente aprovação do projeto de regulamentação de reforma tributária pela Câmara dos Deputados tem…

4 dias ago

Impactos da Reforma Tributária em Bares e Restaurantes: o que muda?

A Reforma Tributária, promete transformar o cenário fiscal brasileiro, incluindo os bares, restaurantes e lanchonetes…

7 dias ago

ICMS-ST: o que é a Substituição Tributária no ICMS?

O ICMS-ST, sigla para Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços com Substituição Tributária, é…

1 semana ago