News

Contribuintes têm pedidos de adiamento de tributos negados

No dia 3 de abril, o Governo Federal publicou a Portaria nº 139, que autorizou o postergamento do pagamento de PIS/PASEP, Cofins e Contribuições Previdenciárias. No entanto, antes disso, havia a tentativa de adiamento de tributos por meio da Portaria nº 12, de 2012. Nela, as empresas localizadas em municípios abrangidos por decretos estaduais que estabeleçam estado de calamidade pública ficam autorizadas a postergar o pagamento de seus tributos por 90 dias.

Em decorrência da pandemia global de Covid-19, em março deste ano foi decretado estado de calamidade pública a nível nacional até o dia 31 de dezembro de 2020. Assim, dois contribuintes tentaram, por meio da referida portaria e da Instrução Normativa RFB nº1.243, o adiamento de tributos e obrigações acessórias. No entanto, a Receita Federal rejeitou esta tese por meio das soluções de consulta nº 131 e nº 4.025. 

Na Solução de Consulta nº 131, um contribuinte que atua com o comércio atacadista de produtos alimentícios alega ter sido prejudicado pelo surgimento da pandemia e, com isso, surgiram dificuldades no pagamento dos devidos tributos e na apresentação das declarações necessárias para o pagamento das obrigações acessórias. Para a Receita Federal, no entanto, “o contexto em que a referida portaria foi editada é particularmente distinto daquele ora vivenciado”. Isso acontece também na Solução de Consulta nº 4.025.

Para esclarecer eventuais dúvidas sobre esse acontecimento, entre em contato conosco. Estamos à sua disposição.

.

Fonte de referência: Valor Econômico

Tax Group

O Tax Group é uma das firmas líderes do mercado tributário no Brasil. Hoje somos mais de 250 profissionais em 163 escritórios espalhados por 22 Estados do Brasil, com alta especialização nas áreas fiscal, contábil e tributária. Nosso propósito é cuidar, empoderar e surpreender pessoas e organizações para construírem um mundo tributário melhor. O Tax Group é uma das marcas do Grupo Fiscal, empresa contábil, inscrita no CRC/RS sob n. 7538/O. Buscamos atuar sempre na vanguarda de mercado. Fomos os primeiros do Brasil a incorporar Inteligência Artificial em nossos processos de análise fiscal, através de robótica para captura de regras fiscais nos Diários Oficiais. Também fomos os primeiros e únicos a criar um Big Data Tributário composto por mais de 35 milhões de produtos e 5,5 milhões de regras fiscais, revolucionando o conceito de aplicação de regra tributária no Brasil e virando uma referência de mercado para mais de 4.200 clientes. Associando alta tecnologia à expertise de nossos contadores especializados, nós desenvolvemos soluções fiscais de extrema importância para todos os segmentos empresariais. Por meio de uma sistemática dinâmica, nós ampliamos os horizontes das áreas fiscal e tributária, apresentando nossas perspectivas únicas, modernas e disruptivas.

Recent Posts

Tributário em tempos de crise: como a gestão pode fortalecer sua empresa

Tempos de crise exigem decisões rápidas, inteligência estratégica e controle rigoroso sobre os custos operacionais.…

23 horas ago

Taxação de compras internacionais: como está o cenário atual?

A taxação de compras internacionais ganhou força após a pandemia, uma vez que o aumento…

1 dia ago

NCM: irregularidades na hora de classificar produtos

A sigla NCM, que significa Nomenclatura Comum do Mercosul, é um código utilizado para classificar…

2 dias ago

Reforma Tributária no Mercado Imobiliário: o que você precisa saber

A recente aprovação do projeto de regulamentação de reforma tributária pela Câmara dos Deputados tem…

3 dias ago

Impactos da Reforma Tributária em Bares e Restaurantes: o que muda?

A Reforma Tributária, promete transformar o cenário fiscal brasileiro, incluindo os bares, restaurantes e lanchonetes…

6 dias ago

ICMS-ST: o que é a Substituição Tributária no ICMS?

O ICMS-ST, sigla para Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços com Substituição Tributária, é…

1 semana ago