Handsome mature man walking in town. Senior businessman with grey hair in city landscape near office buildings, confidence and experience concept
Está ocorrendo, na 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o julgamento para decidir se as empresas têm direito a créditos de PIS e Cofins sobre produtos monofásicos. No momento, a votação está empatada, contando com votos do relator, ministro Gurgel de Faria, e do ministro Napoleão Nunes Maia Filho.
Para o relator, o creditamento não é possível pois não há incidência sucessiva de contribuições no regime monofásico de tributação. O ministro Maia Filho, por sua vez, tem posicionamento divergente, sendo a favor da possibilidade de aproveitamento de créditos.
O julgamento estava parado há mais de um ano devido a pedido de vista ainda em outubro de 2019. Entretanto, na tarde do dia 25 de novembro, a ministra Regina Helena Costa apresentou novo pedido de vista, alegando precisar analisar melhor o processo antes de proferir sua decisão.
O creditamento de PIS e Cofins sobre produtos monofásicos é um julgamento bastante aguardado, pois vai dar fim a um impasse existente entre a 1ª Turma e a 2ª Turma do STJ, que possuem entendimentos divergentes sobre o tema.
Para esclarecer eventuais dúvidas sobre esse acontecimento, entre em contato conosco. Estamos à sua disposição.
.
Fonte de referência: Jornal JOTA
PATEN é a sigla para Programa de Aceleração da Transição Energética, uma iniciativa do governo…
Tempos de crise exigem decisões rápidas, inteligência estratégica e controle rigoroso sobre os custos operacionais.…
A taxação de compras internacionais ganhou força após a pandemia, uma vez que o aumento…
A sigla NCM, que significa Nomenclatura Comum do Mercosul, é um código utilizado para classificar…
A recente aprovação do projeto de regulamentação de reforma tributária pela Câmara dos Deputados tem…
A Reforma Tributária, promete transformar o cenário fiscal brasileiro, incluindo os bares, restaurantes e lanchonetes…