Intelligence

Hábitos de consumo no Brasil e o COVID-19

Perto de completar um mês desde que mundo entrou em estado de alerta devido à pandemia de COVID-19, é possível perceber com mais clareza os impactos na economia. Mais especificamente, os hábitos de consumo da população sofreram uma grande alteração devido, principalmente, às normas de segurança indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nas primeiras semanas, o grande boom de vendas foi nos produtos básicos, como alimentos, remédios e produtos de higiene. Esse impacto foi causado pelo receio e pelo medo já que, em maio de 2018, a greve dos caminhoneiros paralisou o país, sendo responsável pela falta de combustível e suprimentos básicos. No entanto, ao longo das semanas, o desabastecimento de supermercados e estabelecimentos que comercializam esses produtos não aconteceu.

Em contrapartida, também no início da pandemia, o consumo de bens duráveis e semiduráveis (eletroeletrônicos, roupas e móveis) sofreu o impacto contrário, tendo quedas nas compras. Um dos fatores para isso é, justamente, a sensação de ter que poupar por não saber como se daria o andamento da situação.

Posteriormente, os decretos de isolamento social mudaram um pouco mais os hábitos de consumo. Como a maioria das pessoas está em casa durante esse período, alguns serviços registraram números altos de uso, como os streamings e deliverys de comida. Em um panorama geral, após a primeira impressão causada pelo surto da doença, os consumidores deram prioridade para os serviços (e produtos) que proporcionam um maior conforto e lazer em suas casas. Por outro lado, as opções que ofereceriam isso fora de casa, como shoppings e cinemas, sofreram negativamente com os impactos da crise.

O efeito de todo esse cenário são os mais diversos, com empresas de diferentes setores e segmentos mudando sua forma de agir e de se posicionar diante da situação. A Ambev, por exemplo, anunciou que produziria também álcool em gel para ser doado a hospitais públicos e a Net liberou a sua rede de internet pública (#NET-CLARO-WIFI) para quem não é cliente, por exemplo. Mas, certamente, as empresas que melhor se adaptarem aos novos hábitos de consumo, passarão com um pouco mais de tranquilidade pela crise.

.

Fique por dentro do que acontece no mundo tributário. Assine nosso newsletter e tenha acesso aos melhores conteúdos fiscais diretamente em seu e-mail!

Tax Group

O Tax Group é uma das firmas líderes do mercado tributário no Brasil. Hoje somos mais de 250 profissionais em 163 escritórios espalhados por 22 Estados do Brasil, com alta especialização nas áreas fiscal, contábil e tributária. Nosso propósito é cuidar, empoderar e surpreender pessoas e organizações para construírem um mundo tributário melhor. O Tax Group é uma das marcas do Grupo Fiscal, empresa contábil, inscrita no CRC/RS sob n. 7538/O. Buscamos atuar sempre na vanguarda de mercado. Fomos os primeiros do Brasil a incorporar Inteligência Artificial em nossos processos de análise fiscal, através de robótica para captura de regras fiscais nos Diários Oficiais. Também fomos os primeiros e únicos a criar um Big Data Tributário composto por mais de 35 milhões de produtos e 5,5 milhões de regras fiscais, revolucionando o conceito de aplicação de regra tributária no Brasil e virando uma referência de mercado para mais de 4.200 clientes. Associando alta tecnologia à expertise de nossos contadores especializados, nós desenvolvemos soluções fiscais de extrema importância para todos os segmentos empresariais. Por meio de uma sistemática dinâmica, nós ampliamos os horizontes das áreas fiscal e tributária, apresentando nossas perspectivas únicas, modernas e disruptivas.

Recent Posts

Tributário em tempos de crise: como a gestão pode fortalecer sua empresa

Tempos de crise exigem decisões rápidas, inteligência estratégica e controle rigoroso sobre os custos operacionais.…

2 dias ago

Taxação de compras internacionais: como está o cenário atual?

A taxação de compras internacionais ganhou força após a pandemia, uma vez que o aumento…

2 dias ago

NCM: irregularidades na hora de classificar produtos

A sigla NCM, que significa Nomenclatura Comum do Mercosul, é um código utilizado para classificar…

3 dias ago

Reforma Tributária no Mercado Imobiliário: o que você precisa saber

A recente aprovação do projeto de regulamentação de reforma tributária pela Câmara dos Deputados tem…

4 dias ago

Impactos da Reforma Tributária em Bares e Restaurantes: o que muda?

A Reforma Tributária, promete transformar o cenário fiscal brasileiro, incluindo os bares, restaurantes e lanchonetes…

7 dias ago

ICMS-ST: o que é a Substituição Tributária no ICMS?

O ICMS-ST, sigla para Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços com Substituição Tributária, é…

1 semana ago