Voltar

PROJEÇÃO FINANCEIRA

Fevereiro.2019   |   6min

PROJEÇÃO FINANCEIRA

Um dos maiores erros em empresas de diferentes portes é o fato de que os empreendedores e empresários estão focados quase totalmente no operacional, deixando de lado o planejamento. Esse fato faz com que as empresas fiquem despreparadas para alterações no mercado, não tenham organização e acabem ficando no vermelho por falta de preparo.

A projeção financeira é um registro importante para qualquer empreendedor e empresário. Trata-se de um documento em que são feitas projeções de receitas e despesas financeiras a curto, médio e longo prazo, buscando entender quais as tendências do negócio e quais são os resultados esperados. Esse tipo de análise busca oferecer clareza para que o empresário consiga se preparar para situações como aumento no custo de insumos e períodos de sazonalidade, por exemplo. Mais do que o resultado em si, o exercício é valioso pela dedicação e tempo empenhados pelos responsáveis para pensar sobre o negócio.

De acordo com artigo publicado pela Endeavor, há três tipos diferentes de projeções financeiras, que buscam atender a necessidades diferentes:

 

  • Orçamento de curto prazo - feita com base mensal, para um prazo de 12 meses. Pode auxiliar a cumprir funções como prestação de contas para acionistas, negociação com fornecedores e organizar ações e distribuir recursos.

  • Projeção mensal de médio prazo - também é realizada com base mensal, mas é pensada para um período maior, de três anos. O objetivo é projetar o crescimento da empresa. Algumas de suas funções são validar a maturidade e a experiência da equipe e mostrar o racional de crescimento da empresa

  • Projeção de longo prazo  - exercício feito com base anual, por um período de cinco anos. Tem funções específicas, como planejar e revisar a estratégia, analisar cenários e apoiar a tomada de decisão, e mostrar o potencial de crescimento da empresa.

 

Para realizar esta análise, há diversos aplicativos e ferramentas disponíveis no mercado. Porém, o recurso de planilhas online, como da plataforma Planilhas Google ou Excel, por exemplo, suprem muito bem a necessidade. Para manter o documento atualizado, basta organização e rotina por parte das pessoas responsáveis pela função

A análise deve levar em conta o passado da operação, buscando elencar os resultados e entender o comportamento do mercado a determinadas situações, como períodos de promoção, feriados, ou mesmo períodos de crise econômica. Ter esses dados vai permitir ter embasamento para realizar projeções futuras. Quanto maior o embasamento da projeção, maior será a assertividade da análise. É preciso levar em conta as despesas correntes e futuras, a capacidade da produção, os contratos vigentes e sua expiração, e o histórico de vendas.

Há diversos cursos e formações que auxiliam a capacitação do colaborador ou do empresário para realizar sua organização financeira. Muitos auxiliam no nível mais básico. Selecionamos três opções online e gratuitas:

 

Estratégia Financeira para o Crescimento - Endeavor

Finanças Básicas para Empreendedores - Endeavor

Estratégia financeira para o crescimento - Sebrae

 

A projeção financeira não é um exercício de imaginação ou de suposições. Deve ser uma análise embasada em dados e em metas, que vai auxiliar o negócio a estar preparado para as situações de acordo com as expectativas mais realistas, pessimistas e otimistas. Isso oferece preparo para lidar com ameaças, mas também com oportunidades que possam surgir.

 

Descubra mais


Notice: Undefined variable: imagem in /home/taxgroup/www/application/view/blog/detalhe.php on line 179

Notice: Trying to get property 'tags' of non-object in /home/taxgroup/www/application/view/blog/detalhe.php on line 194
Icons made by Bullseye from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY