Voltar

Os tempos mudaram: uma análise sobre a nossa era

Abril.2019   |   9 min

Os tempos mudaram: uma análise sobre a nossa era

Nos últimos anos, nós experimentamos diversas mudanças no modo como costumávamos fazer as coisas.

Tente parar por um minuto e pensar a respeito. Você consegue lembrar de como as coisas funcionavam há cinco, ou dez anos? Ligar para alguém, viajar, comprar, escutar música… As tarefas do nosso dia a dia, que hoje soam tão simples, antes nos exigiam muito mais esforço.

Em grande parte, tudo ficou mais fácil graças ao avanço das ciências e da tecnologia, que trabalharam juntas para nos possibilitar novas oportunidades com o maior nível de conforto possível.

A palavra conforto, inclusive, define um dos principais motivos para a criação daquilo que usufruímos hoje. Foi buscando conforto e praticidade que o ser humano começou a inventar, a reformar e melhorar o ambiente onde vivia. Uma outra mola propulsora é a nossa inerente curiosidade. Somos movidos pelo desejo de descobrir, conhecer, aprender e foi através deste tão latente e incontrolável força que construímos nossas torres, alçamos voos por sobre as nuvens e até mesmo pisamos na lua.

De volta à análise de nossos dias, podemos ver que todos esses motivos se refletem na maioria, senão todas, das tecnologias atuais. As mais relevantes empresas de tecnologia de nosso tempo prestam serviços, e oferecem produtos, que comprovam isso. Tomemos por exemplo grandes corporações como a Netflix, Uber e Spotify. A revolução que elas proporcionaram ao mundo é gigantesca, porém pautada em soluções extremamente simples.

Por meio da intervenção delas, a experiência de assistir filmes, locomover-se e escutar música, três atividades extremamente cotidianas, mudou totalmente. Podemos ter um catálogo imenso de produções cinematográficas no conforto da tela da nossa casa. Podemos ouvir músicas com a maior qualidade e praticidade em uma plataforma capaz de nos acompanhar em qualquer lugar. Podemos percorrer longas e curtas distâncias através de um serviço seguro, acessível e personalizado de transporte.

Tudo isso facilita a nossa vida e faz com que tenhamos mais tempo e menos preocupações.

Esse deveria ser o principal objetivo das empresas em nossos dias, e não apenas àquelas ligadas à tecnologia. Isso porque, se prestarmos atenção, veremos que o impacto destas empresas apenas foi absurdo porque elas enxergaram uma situação comum de forma extraordinária.

No momento em que vivemos agora, não se trata mais tanto sobre criar coisas magníficas, como era no passado. Não precisamos mais nos maravilhar diante da criação de um carro, de um avião, ou computador, por exemplo. O cerne da questão agora é saber como melhorar, de forma surpreendente, aquilo que já existe; enxergar o óbvio por um ângulo inusitado. Trata-se de redefinir os limites do possível.

Procurar por oportunidades escondidas nas mais simples tarefas de nossas vidas é a mais recente fórmula para o sucesso. Pois é solucionando as pequenas dores e dificuldades diárias que poderemos conquistar, cada vez mais, autonomia e praticidade.

Os tempos realmente mudaram. E isso não deve ser visto como algo ruim. É assim que nos aproximamos do novo, e a tendência é que o novo seja sempre bom.

 

Por: Ingridy

 

Quer ler mais conteúdos como este? Explore nosso blog!

Descubra mais

Icons made by Bullseye from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY