Voltar

O que você precisa saber sobre Inteligência Artificial

Abril.2019   |   8 min

O que você precisa saber sobre Inteligência Artificial

Nós já falamos diversas vezes sobre o uso da inteligência artificial aqui em nosso blog, contudo, ainda não havíamos destrinchado o conceito, explicando tudo o que ele significa. Portanto, agora apresentaremos os principais pontos que você deve saber sobre Inteligência Artificial.

Confira:

O que é Inteligência Artificial?

Inteligência Artificial é um dos ramos de estudo da Ciência da Computação. Possui esse nome, pois o seu principal objetivo é desenvolver mecanismos e dispositivos tecnológicos capazes simular habilidades inerentes aos humanos, tais como o raciocínio e  a inteligência.

Quando surgiu?

A inteligência artificial é muito mais antiga do que muitos imaginam. Mais antiga que a própria Ciência da Computação — área à qual pertence.

Apesar de não existirem sistemas autônomos tais como os que vemos hoje, é possível identificar ideias de inteligências não humanas desde a época dos filósofos gregos Platão e Aristóteles. Este último, pensando em soluções para a demanda por mão de obra escrava existente em seus dias, teve ideias relacionadas à automatização de objetos, como vassouras, por exemplo. Para ele, se fosse possível condicionar objetos a trabalharem “por vontade própria”, não haveria motivos para se escravizar ninguém.

Essa simples ideia remete à ciência robótica — que, por sua vez, interliga-se aos estudos de inteligências artificiais.

Como se desenvolveu?

Sempre que falamos sobre os precursores da inteligência artificial, o nome de Alan Turing surge. E isso não é à toa.  Turing foi um matemático, lógico, criptoanalista e cientista da computação britânico, que contribuiu com a decodificação da máquina Enigma, utilizada pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Ele acelerou o processo de quebra dos códigos emitidos pela máquina, decifrando as mensagens trocadas entre os alemães.

O trabalho de Turing, em 1943, impactou com tremenda força o desenvolvimento da inteligência artificial nos anos seguintes. Certamente, ele permitiu a criação de muitas das maravilhas tecnológicas que conhecemos hoje.

Os anos 50 são considerados a época de ouro da inteligência artificial. Nessa década, os cientistas Herbert Simon e Allen Newell consolidaram a ciência, criando, inclusive, um laboratório exclusivo ao seu estudo, na Universidade de Carnegie Mellon (EUA).

Desde então, essa ciência avançou a passos largos, até alcançar a relevância que possui em nossos dias.

Quais possibilidades ela oferece?

O estudo da inteligência artificial é, convencionalmente,  dividido em duas partes:

1) A simbólica — ligada à psicologia;

2) A de conexionismo — ligada à neurofisiologia.

Porém, o alcance dos estudos nessa área podem se estender de forma quase inconcebível. O leque de possibilidades é tão amplo que existem trabalhos de inteligência artificial vinculados às artes, às ciências jurídicas, à filosofia e à área de estudos linguísticos.

Ela pode ser aplicada para para aumentar os desafios de um jogo; para sintetizar a voz humana e simular entonações gírias e expressões linguísticas; ou até para reproduzir a nossa destreza motora em protótipos robóticos.

É uma ciência tão flexível que pode beneficiar os mais diferentes ramos de estudo e trabalho. Nós do Tax Group, por exemplo, lidamos com tributação, e mesmo assim, contamos em muito com a contribuição da inteligência artificial para executar nosso trabalho.

Trata-se de um leque infinito de possibilidades.

O que ela representa?

Sem dúvidas, a inteligência artificial representa o futuro.

Essa ciência vem contribuindo infinitamente com avanços antes inimagináveis nas mais diversas áreas de atuação do ser humano. Portanto, ela é uma das chaves para a evolução de nossas conquistas e criações ao longo do tempo.

É muito importante atualizar-se sobre o que há de mais recente e inovador nessa área, pois trata-se de uma matéria de imensurável relevância para todos nós.

 

Por: Ingridy

 

Quer ler mais textos como esse? Venha desbravar o nosso blog! Clique aqui.

Descubra mais


Notice: Undefined variable: imagem in /home/taxgroup/www/application/view/blog/detalhe.php on line 179

Notice: Trying to get property 'tags' of non-object in /home/taxgroup/www/application/view/blog/detalhe.php on line 194
Icons made by Bullseye from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY