Voltar

Inteligência Artificial torna-se a melhor do mundo em Go

Abril.2019   |   5 min

Inteligência Artificial torna-se a melhor do mundo em Go

O jogo de tabuleiro chinês Go é um dos mais complexos do gênero; além de ser uma verdadeira tradição da cultura chinesa, com mais de dois mil anos de história.

Com um número de jogadas possíveis muito superior ao do Xadrez, o Go representa, para a grande parte dos humanos, um jogo quase impossível de se aprender, jogar e vencer – existem pouquíssimos campeões mundiais.

Instigada pelo desafio apresentado pelo jogo milenar, a DeepMind, empresa de Inteligência artificial do Google, resolveu então promover uma verdadeira competição entre humanos e máquinas. O programa AlphaGo, foi desenvolvido exclusivamente para aprender a jogar Go e tentar vencer os seus melhores jogadores.

O resultado foi mais que surpreendente: o programa aprendeu a jogar sozinho, e tornou-se o melhor neste jogo, derrotando campeões humanos.

As únicas instruções recebidas pelo AlphaGo foram as regras e o objetivo do jogo. Sem informações sobre estratégias e técnicas, a máquina pôde aprender. Nas primeiras partidas, suas jogadas eram aleatórias, mas a cada nova partida, o programa aprendia quais os melhores movimentos e decisões.

A cada derrota, o programa alcançava uma versão de si mesmo. Foram 29 milhões de partidas jogadas em cerca de quarenta dias. A versão mais poderosa foi chamada de AlphaGo Zero.

A capacidade desta nova versão foi testada em um torneio contra outras sete inteligências artificiais utilizadas por humanos para aprender e treinar o Go. Entre elas, constavam versões mais antigas do programa, inclusive.  O desempenho da máquina simplesmente deixou os seus próprios criadores estupefatos: o sistema foi o mais bem classificado na competição.

A tecnologia utilizada pelo AlphaGo é chamada de aprendizagem automática, ou machine learning, e já é utiliza em diversos outros programas e sistemas, constituindo uma área da inteligência artificial extremamente promissora, além de desafiadora e surpreendente.

Este fato leva à inúmeras considerações sobre o avanço da tecnologia e sobre o quão fantásticas podem ser as atuações de inteligências artificiais.  Torna-se impossível ignorar todo o potencial destas ferramentas para auxiliar o ser humano em seus afazeres cotidianos, seja no âmbito profissional quanto pessoal.

Todo o avanço que uma única máquina conquistou ao aprender sozinha a jogar um dos mais complexos jogos existente chega a ser assustador. Mas, ao mesmo passo que desafia a mente humana, a elogia, pois foi através de mentes humanas brilhantes que este e muitos outros programas vieram “à vida”.

 

Confira mais sobre Inteligência Artificial aqui!

 

 

 

Por: Ingridy Oliveira

 

 

 

 

 

 

 

 

Descubra mais

Icons made by Bullseye from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY