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Dicas para fazer parcerias e conquistar novos clientes para seu escritório

Março.2019   |   7 min

Dicas para fazer parcerias e conquistar novos clientes para seu escritório

O sucesso profissional de qualquer escritório, seja ele de consultoria, advocacia, contabilidade ou gestão, depende, entre outras coisas, da prospecção de clientes. Conquistar novos projetos não é tarefa fácil. É preciso saber “vender seu peixe”, oferecer um bom serviço para que o boca a boca seja positivo, e estar presente em diferentes mídias. Uma outra forma muito eficaz de impulsionar as vendas dos negócios é contar com uma rede de parceiros.

Formar parcerias com outras empresas garante uma rede de respaldo, na qual você poderá indicar bons serviços que não estão dentro do seu portfólio aos seus clientes e também receber indicações. Isso é positivo para todas as partes, inclusive para o resultado do contratante, que trabalha com empresas de confiança e recebe o atendimento de marcas com sinergia entre si.

Há diferentes formatos de parceria. Você pode incorporar um profissional dentro da sua estrutura, incluindo seus serviços em suas propostas; pode simplesmente criar uma rede de parceiros com outras empresas; pode ganhar uma comissão por indicação… há diversos formatos, mas o importante é que a relação seja de ganha-ganha, ou seja, que ambas as partes colham frutos daquele relacionamento.

Não há uma fórmula mágica para a criação de uma rede de parceiros, mas selecionamos aqui algumas sugestões para dar o passo inicial ou para aumentar seu networking atual:

 

Como fazer parcerias

Ative sua rede de contatos

Um bom começo é mapear, na sua rede de contatos pessoais, da faculdade, do curso de pós-graduação, quem são os profissionais com potencial. Marque um café, mostre-se disponível, conte a eles sobre seus serviços.

 

Participe de grupos

Outra boa alternativa é participar de grupos. Na sua cidade deve haver diversos grupos de profissionais que discutem um determinado tema ou se reúnem para capacitação. Alguns bons exemplos são a Amcham e o Toastmasters. Procure também por grupos relacionados a Associações e a Sociedades da sua classe profissional.

 

Esteja presente em eventos

Estar presente em eventos da sua área também é uma ótima forma de ampliar a rede de networking. Vale ir a Feiras, Congressos, Simpósios Workshops, Palestras… Converse com os outros participantes, entre em contato com os palestrantes. Quem não é visto não é lembrado.

O mais interessante é firmar uma rede de parceiros complementares ao seu serviço. Porém, isso não quer dizer que você não deva fazer parcerias com profissionais que trabalham com escopos similares aos seus. Um escritório de advocacia criminal pode firmar parceria com um escritório de advocacia tributária, por exemplo.

Não se esqueça de que para a rede dar certo é preciso que haja transparência e confiança. Mesmo que seja um acordo informal, estabeleça alguns termos de como você gostaria de conduzir aquela parceria. Além disso, confiar no parceiro é mais do que fundamental para o andamento do trabalho. Indicar para um cliente um trabalho que não é da altura da sua entrega poderá queimar o filme do seu negócio.



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