Voltar

Dia dos Trabalhadores

Maio.2019   |   6 min

Dia dos Trabalhadores

Hoje é Dia Mundial do Trabalhador, e, em homenagem, preparamos um texto especial para comentar um pouco sobre a história da data e o seu contexto atual.

Confira:

Origem Histórica

Em 1º de Maio de 1886, milhares de operários da Federação Americana de Trabalho paralisaram as ruas de Chicago, nos Estados Unidos. A greve, que logo exerceu fortíssimo impacto em todo o país, reivindicava condições dignas para os trabalhadores —  eram submetidos a uma jornada de treze a dezessete horas diárias.

Era o início da luta pelos direitos trabalhistas.

Dois dias depois, em 3 de maio, os policiais e os operários entraram em um forte conflito que resultou em seis mortes, dezenas de feridos e centenas de prisões. Tragédia similar ocorreu no dia seguinte, 4 de maio. Esse tão conturbado início de mês recebeu o nome de Revolta de Haymarket, e culminou com a prisão dos líderes do movimento.

Em junho de 1889, três anos após estes eventos, uma organização sindical parisiense chamada de Segunda Internacional, decidiu instituir o Dia Internacional dos Trabalhadores, em homenagem àqueles que perderam suas vidas na Revolta de Haymarket. A data escolhida foi o 1º de Maio, e serviria para manter a luta viva ao passar do tempo.

A Data no Brasil

Apesar dos relatos que mencionam comemorações da data desde 1895, foi somente em 26 de setembro de 1924 que reconhecemos o 1º de Maio como um feriado nacional. O decreto nº 4.859, do presidente Arthur da Silva Bernardes, estabeleceu a data como oficial, destinando-a ao reconhecimento do trabalho dos mártires de Chicago e da luta da classe trabalhadora.

Nas décadas de 1930 e 1940, o presidente Getúlio Vargas passou a aproveitar o feriado nacional para divulgar a criação de leis e benefícios aos trabalhadores, como o salário mínimo e a criação da Justiça do Trabalho.  Aos poucos, o caráter de luta e protesto deu lugar à ares de comemoração, e o significado deste dia, para nós brasileiros, tornou-se um pouco diferente.

Realidade Atual

Longe de ter se encerrado com a Revolta de Haymarket, a luta dos trabalhadores permanece até hoje. Fato é que muito mudou, e muitas conquistas foram alcançadas, mas ainda existem inúmeros obstáculos a transpor.

No Brasil, os trabalhadores têm que lidar com diversas situações, tais como: a pesada jornada de trabalho — uma das maiores, comparada a dos países desenvolvidos — ; os baixos salários; a falta de investimento na qualificação da mão de obra; as más condições nos locais e trabalho; entre outras coisas. O fantasma do desemprego também assombra o país sendo 12,7 milhões de brasileiros nessa condição, segundo dados do IBGE divulgados em fevereiro deste ano — , o que conduz à busca e exercício de atividades informais.

Outro aspecto importante de ser mencionado é a diferença salarial existente entre homens e mulheres, afetando bastante a manutenção da vida familiar — que, no Brasil, depende majoritariamente das mulheres.

Tudo isso mostra que ainda há muito a ser melhorado, a fim de garantir direitos justos e dignos a todos os trabalhadores.  

A luta permanece

É preciso lembrar de todos os sacrifícios feitos pelos trabalhadores, não se de Chicago, mas de todas as partes do mundo. Imagine quantas histórias nós nem conhecemos, mas que impactaram e contribuiram para que a realidade de trabalho de muitos fosse mudada para melhor.

Que neste 1º de Maio nós possamos nos manter firmes para continuar lutando por direitos justos, igualitários e dignos a todos nós, trabalhadores.

 

Feliz Dia do Trabalhador!

 

Descubra mais


Notice: Undefined variable: imagem in /home/taxgroup/www/application/view/blog/detalhe.php on line 179

Notice: Trying to get property 'tags' of non-object in /home/taxgroup/www/application/view/blog/detalhe.php on line 194
Icons made by Bullseye from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY