Voltar

Tendências para Advogados em 2019

Dezembro.2018   |   6min

Tendências para Advogados  em 2019

Apesar de tradicional, a advocacia é uma área que está em constante renovação. Diante de uma concorrência grande, é importante que os profissionais da área se renovem e se reinventem para assumir as novas demandas do mercado, oferecendo soluções cada vez mais assertivas.

Todos os anos, é lançado o relatório Guia Salarial e Pesquisa Salarial 2019 - Robert Half, uma respeitada publicação que todos os anos reúne tendências para vários setores.

Segundo o guia, nos últimos anos, por conta da instabilidade econômica, as oportunidades na área jurídica estavam presentes em trabalhos relacionados ao contencioso e à recuperação de empresas. Porém, atualmente há sinais de retomada de mercado, quando voltam a ganhar destaque outras áreas da advocacia.

Entre as áreas mais promissoras para o próximo ano, podemos citar o Direito Tributário, o Direito Societário, o Direito Digital, o Direito de Infraestrutura e ainda as áreas relacionadas ao agronegócio. A expectativa é de que esses setores sejam impactados com as alterações políticas e econômicas do novo governo, que promete mudanças importantes, como a reforma tributária e a atração de investimentos

Com base em análises de mercado, selecionamos abaixo algumas tendências para os advogados no país em 2019. Veja abaixo:

 

Direito Tributário

Mantendo uma tendência anterior, as áreas do Direito relacionadas aos tributos estão em alta. Empresários estão cada vez mais conscientes de que é preciso muito planejamento para reduzir custos da empresa, escapar de multas e recuperar créditos tributários, que somam grandes quantias e podem fazer toda a diferença para o fluxo de caixa da organização. Além disso, diante da perspectiva de reformas tributárias, empresas nacionais e estrangeiras precisarão de apoio especializado para se adaptar às novas regras.

Advocacia Estratégica

Não basta apenas os advogados terem excelentes conhecimentos técnicos a respeito de uma área. É preciso ter visão do todo e trabalhar em prol do negócio. Esse tipo de profissional, com olhar estratégico, está sendo cada vez mais procurado. De acordo com o Guia lançado pela Robert Half, boa comunicação, perfil multitarefas e senso de dono são bem vistos.

Tecnologia e Direito Digital

As inovações tecnológicas estão invadindo todas as áreas, inclusive o Direito. O mercado de Lawtechs, as startups jurídicas, cresce cada vez mais, e o seu número aumenta diariamente. A expectativa é de que este tipo de empresa evolua no país, agregando mais inovação à rotina dos Advogados. É preciso adaptação, para compreender o mindset e utilizar estas mudanças a seu favor.Junto a esta tendência, crescem também as demandas relacionadas ao Direito Digital, em temas como contratos, contencioso, crimes e compliance.

Agronegócio

O agronegócio também é um setor que merece destaque entre os advogados. Com a nomeação de Tereza Cristina, da bancada ruralista, para assumir a pasta de Agricultura do Governo de Jair Bolsonaro, a expectativa é de avanços para o setor.

Franquias e redes de serviços

Outra oportunidade para profissionais do ramo jurídico são as franquias e as redes de serviços voltadas à advocacia. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, o desempenho do franchising é de 6,3% no 3º tri de 2018. O setor manteve crescimento estável ao longo de todo o ano. No acumulado de 12 meses, o segmento de Serviços e Outros Negócios cresceu 9,3%.

Redes de serviços são uma excelente oportunidade, pois oferecem uma marca reconhecida no mercado, com um portfólio sólido de produtos e todo o know-how do franqueador para conquistar novos mercados. Devido aos treinamentos e ao acompanhamento, franquias e unidades de redes apresentam baixos índices de mortalidade para novos negócios.

 

Descubra mais

Icons made by Bullseye from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY