Voltar

Como ingressar na área de Direito Tributário

Dezembro.2018   |   8min

Como ingressar na área de  Direito Tributário

A área de Direito Tributário tem apresentado grandes oportunidades para os advogados. Cada vez mais, as empresas brasileiras, de todos os portes, observam a necessidade de investir no setor. Atualmente, realizar uma boa gestão fiscal é um importante fator competitivo para as organizações, diante do completo e oneroso sistema tributário nacional. Figuramos hoje no topo da lista de países onde se leva mais tempo para calcular e pagar impostos. Segundo relatório divulgado em 2017 pelo Banco Mundial, no país as empresas despendem em média 1958 horas do ano para cumprir as regras do Fisco.

De acordo com estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o Brasil edita cerca de 800 normas por dia útil. Essa burocracia confunde e cria obstáculos para os contribuintes. Diante disso, o trabalho de especialistas é cada vez mais procurado, buscando reduzir de forma legal o índice de impostos pagos todos os meses.

Além da boa remuneração para profissionais da área, há também a possibilidade de comissão, após o encerramento dos projetos e recuperação de créditos. Porém, fica a dúvida: como ingressar na área de Direito Tributário? Selecionamos algumas dicas para os profissionais que desejam atuar nesse segmento.

 

Como ingressar no Direito Tributário?

Cursos Online de Direito Tributário

Atualmente, há diversos cursos online disponíveis para profissionais que desejam se aprofundar na área e atualizar seus conhecimentos. Há boas opções em instituições como a Unieducar e a EPD Online, por exemplo. Neste post do blog, publicado em abril de 2018, nós listamos 5 cursos online de Direito Tributário.

Pós-Graduação na área Tributária

Outra possibilidade são as pós-graduações voltadas para a área fiscal, que podem ou não estar diretamente relacionadas ao Direito. Há opções em todo o país, nas modalidades presencial ou EAD. Neste post do blog, publicado em janeiro de 2018, listamos pós-graduações na área Tributária.

Feiras e Eventos de Direito Tributário

As instituições e os pesquisadores da área periodicamente realizam encontros e eventos para discutir aspectos importantes relacionados ao Direito Tributário. Um exemplo é o Congresso de Direito Tributário em Questão, realizado pela Fundação Escola Superior de Direito Tributário/FESDT. Outra opção é o Congresso Internacional de Direito Tributário, da Associação Brasileira de Direito Tributário (Abradt). Há também inúmeros seminários e encontros, realizados em todas as regiões do país.

Participar destes eventos é importante para se atualizar sobre o tema, mas também para conhecer profissionais de renome e formar networking.

Acompanhar as instituições do ramo

Além de organizar eventos interessantes, as instituições e associações do ramo estão constantemente promovendo ações para atualização e capacitação de profissionais da área. Vale acompanhar algumas entidades, como:

Associação Brasileira de Direito Tributário

Fundação Escola Superior de Direito Tributário

Instituto Brasileiro de Estudos Tributários

Instituto de Estudos Tributários

Academia Brasileira de Direito Tributário

Grupos de Pesquisa

Para quem se interessa pela carreira acadêmica, é interessante buscar grupos de pesquisa que discutam o assunto, para participar de um grupo de pesquisa, para discutir o tema ou até mesmo realizar um mestrado ou doutorado. Veja abaixo algumas instituições que oferecem esta opção:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Fundação Getulio Vargas

Instituto Brasileiro de Estudos Tributários

Universidade de São Paulo

Federação das Indústrias do Estado de São Paulo

Comitê Brasileiro de Arbitragem

Redes de serviços tributários

Outra alternativa muito vantajosa é ingressar em uma rede de serviços tributários. Um exemplo de marca promissora no mercado é o Tax Group, que realiza sua expansão por meio do sistema de associados, similar ao modelo de franquias. Com total autonomia, os franqueados, principalmente advogados, consultores e contadores, incluem os produtos Tax Group em seu portfólio de serviços, contando com apoio técnico e comercial para expandir sua carteira de clientes. Os escritórios vendem os produtos, mantém o relacionamento com o cliente e acompanham de perto a área técnica, desenvolvida integralmente pelos especialistas Tax Group. É um sistema ganha-ganha, que está revolucionando os serviços tributários.

Além disso, os novos associados participam de um treinamento completo para conhecer o funcionamento do trabalho e também para entender a fundo todos os produtos oferecidos pela rede. Há um acompanhamento personalizado, buscando o sucesso de cada escritório. Uma forma eficiente e segura de alcançar o sucesso na área Tributária.

 

 

Descubra mais

Icons made by Bullseye from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY