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Importância do Benchmarking para seu negócio

Dezembro.2018   |   8min

Importância do Benchmarking para seu negócio

Nos últimos anos, as técnicas de Benchmarking se popularizaram entre os executivos. O método consiste, basicamente, em buscar informações sobre os concorrentes do setor e entender como eles têm atuado em determinadas questões. A estratégia pode ser aplicada a diferentes esferas da empresa: desde metodologias de gestão, até produtos e posicionamentos. Trata-se de identificar quais as melhores práticas executadas pelo mercado, estudá-las minuciosamente, e compreender o que pode ser aproveitado para o negócio.

Não é um processo isolado, mas sim um acompanhamento contínuo, buscando entender onde a empresa se assemelha aos concorrentes, como ela se diferencia e que novas ideias podem ser apropriadas ao negócio. Além disso, é preciso ficar claro que não diz respeito a imitar o que as outras empresas estão executando, mas sim buscar formas de melhorar o que já está sendo executado. Aliás, há um ponto importante antes de iniciar o Benchmarking: a empresa precisa fazer uma análise interna e conhecer seus processos antes de começar a olhar para o lado de fora.

O Benchmarking é muito eficiente e pode ser aplicado por toda e qualquer empresa: desde o microempreendedor individual até a multinacional.

Benefícios do Benchmarking para o negócio

O processo de analisar o mercado com uma visão crítica, buscando entender o que os concorrentes, diretos e indiretos, têm a nos ensinar, é muito frutífero. Demonstra que a empresa não está estagnada, mas sim buscando crescer cada vez mais. Selecionamos abaixo alguns dos benefícios desta prática:

Aprimoramento de processos

Como envolve um período de análise interna e análise externa, um dos principais benefícios da técnica é a melhora nos desempenhos dos processos internos envolvidos na pesquisa. Ou seja, a empresa faz um check-up de seu desempenho, o que resulta em insights e aprimoramentos.

Conhecimento de mercado

O processo de análise dos concorrentes oferece uma visão de mercado muito completa. Isso facilita inclusive a identificação de tendências e a percepção de um nicho que pode ser uma oportunidade ainda não explorada.

Ter claro o posicionamento da empresa no mercado

Analisando o posicionamento e as estratégias dos concorrentes, fica mais claro qual o espaço ocupado pela empresa no mercado. Esta clareza facilita a elaboração de estratégias e torna as ações muito mais assertivas.

Diferentes tipos de Benchmarking

Há diferentes tipos de Benchmarking, que podem ser aplicados por distintas equipes dentro da empresa. Alguns exemplos são:

Benchmarking Interno - Esta prática busca analisar, dentro da própria empresa, quais as melhores práticas executadas, buscando aprimorar o desempenho das demais.

Benchmarking Competitivo - Esta prática olha para o mercado externo: para as práticas da concorrência.

Benchmarking de Cooperação - O Benchmarking não é visto pelos executivos como “imitação”, mas sim como um estudo de mercado. Dessa forma, é comum que empresas se unam para trocar práticas e experiências.

Benchmarking Tributário

Como já dito, o Benchmarking pode ser aplicado em diferentes esferas e departamentos da organização. Um modelo interessante para empresas que operam no sistema de Lucro Real ou de Lucro Presumido é o Benchmarking Tributário. Trata-se de realizar um estudo das práticas utilizadas por empresas semelhantes, na apuração e no pagamento de impostos, e pegar referências de boas opções para reduzir, de forma lícita, o custo com tributos.

Este tipo de pesquisa pode ser realizada com o auxílio de uma empresa especialista, que faça uma análise da organização e ajude a identificar pontos de sinergia em práticas realizadas por outras companhias. O Tax Group possui consultores com expertise nas melhores práticas do mercado para auxiliar empresários de diferentes segmentos. Entre em contato conosco para saber mais sobre o que podemos lhe oferecer.

 

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