Voltar

Como a auditoria pode ajudar sua empresa a reduzir gastos

Janeiro.2019   |   6min

Como a auditoria pode ajudar sua empresa a reduzir gastos

A auditoria é um processo muito importante para a saúde financeira e fiscal de uma empresa. Esse serviço, seja ele interno ou externo, auxilia a companhia na sua estratégia de Compliance Tributário. Enquanto a auditoria externa é realizada por profissional fora do quadro da empresa, com formação em contabilidade e registro nos órgãos e institutos que regulam a profissão, a auditoria interna é feita por um colaborador, que pode ter formação multidisciplinar.

Nosso foco neste texto é a auditoria externa, executada por um profissional que não é colaborador da empresa avaliada. Ela é obrigatória em alguns casos, como as sociedades de grande porte, obrigadas pela Lei 11.638 a terem suas demonstrações financeiras analisadas por auditor independente registrado na CVM. Porém, o serviço pode ser muito útil também em empresas de pequeno e médio porte.

Um dos principais objetivos da auditoria é atestar a saúde financeira e fiscal de uma organização. Por meio de uma análise sistemática, o auditor irá confirmar que as demonstrações contábeis, transações, registros e processos estão bem executados e que as normas estão sendo seguidas corretamente. Isso previne custos extras, multas e penalizações para a organização. Pode evitar até mesmo pagamento excessivo de tributos devido a cálculos que não foram feitos da maneira correta.

Um bom exemplo da aplicação de uma auditoria em uma organização é a avaliação do Regime Tributário adequado. É comum que a empresa realize sua apuração por meio de um sistema que não é o mais indicado para a etapa do seu negócio, gerando prejuízos nas apurações.

Um profissional de fora é mais assertivo também na busca por erros, fraudes ou desvios. Esse tipo de avaliação é delicada e exige um distanciamento por parte do auditor. Além disso, a auditoria pode auxiliar a aprimorar os processos internos dentro da organização. Um olhar externo garante uma análise mais fria das metodologias aplicadas no local, oferecendo distanciamento. Estes resultados ajudam a aumentar a eficiência da companhia, evitando gastos desnecessários.

Com relatórios e análises, o auditor auxilia também os gestores na tomada de decisões assertivas, que irão promover economia futura de recursos. Análises qualificadas a partir de dados concretos são importantes para que a organização siga no rumo certo, reduzindo seus gastos. Muitas vezes, os recursos estão sendo despendidos em setores ou áreas que não são tão importantes para o funcionamento da organização. Analisando todos os documentos dentro de um espaço de tempo, o auditor consegue encontrar gaps e soluções para aumentar a eficiência da empresa.

 

Descubra mais

Icons made by Bullseye from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY