Voltar

CEO por um dia: conheça a intensa rotina desses líderes

Maio.2019   |   6 min

CEO por um dia: conheça a intensa rotina desses líderes

Já imaginou dormir menos de oito horas por dia e ainda ter pique para trabalhar quase que incessantemente? Parece loucura, mas é essa é a realidade dos CEOs das grandes corporações de nosso tempo.

A rotina, apesar de frequentemente associada à ideia de otimização de tempo, não é fácil de manter. O nível de pressão, estresse e inconstância é muito alto, o que pode ser bastante prejudicial.

Neste texto, iremos apresentar os principais pontos das rotinas destes grandes líderes, mostrando um pouco daquilo com que eles têm de lidar diariamente.

Confira:

Muito trabalho, pouco tempo

O fenômeno da vida dos CEOs é tão intrigante que virou tema de pesquisa para a Harvard. O estudo The Leader’s Calendar aborda várias facetas da vida destes chefes organizacionais, e a principal constatação é que, diante de tanto trabalho, o recurso mais escasso para os CEOs é justamente o tempo.

Segundo os dados levantados pela Harvard, os CEOs trabalham em média 9,6 horas por dia, além de dedicar cerca de 8 horas dos seus finais de semana para tratar de assuntos corporativos.

Por falar em tempo, eles geralmente dormem cerca 6,9 horas por noite, tendo ainda que encaixar momentos de lazer, para passar com a família e praticar exercícios físicos. A atividade física, inclusive, é apontada como essencial permitir que o corpo aguente uma rotina tão intensa.

A pressão de manter-se conectado

É comum assimilarmos a figura dos CEOs à tecnologia, até porque grande parte deles são líderes de importantes empresas desse segmento. Mas, ao que parece, a demanda de estar constantemente conectado é uma das principais angústias dessas pessoas.

A pressão de responder e-mails, ou quaisquer outros tipos de mensagens eletrônicas, acaba aumentando o nível de desgaste que a própria posição de líder já traz. Uma das possíveis consequências de ser constantemente solicitado acaba sendo reproduzir a mesma pressão sobre os seus funcionários. Um ciclo vicioso que pode ser bastante prejudicial para ambos os lados.

Em resposta, uns acabam por abandonar completamente a tecnologia sempre que podem; enquanto outros adotam a tática de responder essas demandas sempre mais tarde. Um grande exemplo disso é a Yesterbox. Essa empresa surgiu a partir da sistemática do CEO da Zappos, que para zerar sua caixa de e-mails, ele apenas lia esses conteúdos no dia seguinte, diminuindo um pouco a pressão sobre si.

Dinâmica constante

Reuniões, viagens, palestras, eventos, almoços de negócio. A agenda dos CEOs quase nunca está vazia, o que faz de suas vidas uma verdadeira montanha russa do dinamismo.

É quase impossível ficar parado. Além dos compromissos marcados com antecedência, sempre existem os imprevisíveis, capazes de alterar a programação de um dia, ou até mesmo semana, drasticamente.

Segundo o referido estudo, os CEOs analisados tiveram uma média de 37 reuniões durante a semana, o equivalente a 72% do seu tempo de trabalho. Trata-se de um fluxo muito intenso de demandas quase sempre externas, e isso acaba dificultando a ocorrência de momentos à sós para o líder.

Esses momentos individuais, inclusive, são essenciais para o surgimento e amadurecimento de ideias, bem como para o melhor aproveitamento de sua produção, enquanto gestor de um negócio.

Aprendendo a lidar

Sabemos que a vida profissional tem demandas difíceis, por si só. Mas, a partir desse estudo feito com os CEOs, podemos ver que as exigências sobre os líderes também são grandes. É preciso desenvolver estratégias eficazes de administração de tempo, ou, do contrário, tudo pode se tornar um caos.

Sempre importante salientar que os cuidados com a saúde, física e mental, são essenciais para poder sobreviver a rotinas tão intensas — quer seja você um CEO, ou ainda não.

 

Descubra mais


Notice: Undefined variable: imagem in /home/taxgroup/www/application/view/blog/detalhe.php on line 179

Notice: Trying to get property 'tags' of non-object in /home/taxgroup/www/application/view/blog/detalhe.php on line 194
Icons made by Bullseye from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY